Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7231
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Alane Janaina da-
dc.date.accessioned2023-12-26T17:00:12Z-
dc.date.available2023-12-26T17:00:12Z-
dc.date.issued2023-07-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7231-
dc.descriptionBiology teaching in Brazil is often still based on traditional methodologies, based mainly on the use of textbooks and lectures. This may be related to the inefficiency of the teaching and learning process in different contexts, including the teaching of zoology content. The present work deals with an approach on the methodologies used in the teaching of zoology, in the context of basic education, in order to identify how the adopted practices can impact the construction of knowledge related to this content. Therefore, it is necessary to verify the teaching knowledge necessary to approach zoology, identify the methodologies adopted in the teaching of contents and verify the methodologies that most contribute to teaching/learning. A literature review was then carried out with the objective of seeking and analyzing the main sources of information available on the subject of zoology teaching in the context of basic education, focusing on the methodologies used. For this, several sources were consulted, such as scientific articles, books, dissertations, theses and technical reports related to the area of education, biology teaching and specifically zoology. These sources were selected based on criteria of relevance and timeliness, ensuring reliable and up-to-date information. In view of this, it appears that the use of multimedia, practical classes, didactic games, among other methodologies, serve as a bridge between theory and practice, which imposes the finding that the use of these resources influences the absorption and understanding of the contents, facilitating learning in zoology teaching.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de Biologia no Brasil muitas vezes ainda é pautado em metodologias tradicionais, baseadas principalmente no uso do livro didático e aulas expositivas. Isto pode estar relacionado a ineficiência do processo de ensino e aprendizagem em diferentes contextos, dentre os quais o ensino dos conteúdos de zoologia. O presente trabalho trata de uma abordagem sobre as metodologias utilizadas no ensino de zoologia, no contexto da educação básica, a fim de identificar como as práticas adotadas podem impactar a construção do conhecimento relacionados a esse conteúdo. Para tanto é necessário averiguar os saberes docentes necessários para a abordagem da zoologia, identificar as metodologias adotadas no ensino dos conteúdos e verificar as metodologias que mais contribuem para o ensino/aprendizagem. Realizou-se, então, uma pesquisa de revisão bibliográfica que teve como objetivo buscar e analisar as principais fontes de informação disponíveis sobre o tema do ensino de zoologia no contexto da educação básica, com foco nas metodologias utilizadas. Para isso, foram consultadas diversas fontes, tais como artigos científicos, livros, dissertações, teses e relatórios técnicos relacionados à área de educação, ensino de biologia e especificamente de zoologia. Essas fontes foram selecionadas com base em critérios de relevância e atualidade, garantindo a obtenção de informações confiáveis e atualizadas. Diante disso, verifica-se que o uso de multimídias, aulas práticas, jogos didáticos entre outras metodologias, servem como ponte entre a teoria e a prática, o que impõe a constatação de que a utilização desses recursos influencia na absorção e compreensão dos conteúdos, facilitando a aprendizagem no ensino de zoologia.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem;pt_BR
dc.subjectPráticas metodológicas;pt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectTeaching-learning;pt_BR
dc.subjectMethodological practices;pt_BR
dc.subjectBiologypt_BR
dc.titleRevisão de literatura sobre metodologias utilizadas no ensino de zoologia no contexto da educação básicapt_BR
dc.title.alternativeLiterature review on methodologies used in teaching zoology in the context of basic educationpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.typeTrabalho sob sigilo. Motivo: Publicação em Periódico Científico. Data prevista para Liberação: 2026.pt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Ciências Naturais/Biologia do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
versao_biblioteca_Alane.pdfTCC de Graduação370,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.