Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7235
Título: O DIREITO DE IMAGEM DAS PESSOAS EXPOSTAS EM CAPAS DE ÁLBUNS MÚSICAIS
Título(s) alternativo(s): THE IMAGE RIGHT OF PEOPLE EXHIBITED ON MUSIC ALBUMS COVERS
Autor(es): SILVA, John Eric Rodrigues de Sousa
Palavras-chave: Direito de imagem;
Direito de personalidade;
Pessoa pública
Image rights;
Right of personality;
Public person
Data do documento: 12-Jul-2023
Editor: UFMA
Resumo: O direito à imagem faz parte do rol dos direitos de personalidade e se tornou importante e relevante no século XX. Essa notoriedade se relaciona com o funcionamento do extraordinário avanço tecnológico, principalmente com o advento da internet, que tornou a captação, reprodução e divulgação de imagens um processo altamente célere. Atualmente, a deturpação e o uso indevido de imagens são comuns devido à facilidade de veiculação. No Brasil, a Constituição Federal de 1988, que tem quão início balizador a maior valorização do ser humana, pela primeira vez desvinculou o direito de imagem à gravura dos intensamente direitos da personalidade, tratando-o como autônomo. Todavia, seguindo na contramão da precaução constitucional, e em retrocesso, o Código Civil de 2002, acabou por vincular a imagem há honra para uso para fins econômicos. Para construção desse estudo, o mesmo, foi norteado quanto aos recursos metodológicos de ser pesquisa exploratória pois busca apenas levantar informações sobre determinado objeto, delimitando assim um campo de trabalho. Além disso, segue como bibliográfica desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livrose artigos científicos. No primeiro capítulo do presente estudo, está exposto uma breveretrospectiva sobre o desenvolvimento do direito de imagem, delimitando conceito e implicações. No segundo capítulo apresenta sobre aspectos negativos e positivos doexercício do direito de imagem. Ressalta ainda que nesse capítulo sobre a proteção àimagem que deve ser considerada com ponderação em conjunto com os direitos fundamentais em conflito. No terceiro capítulo é dado foque no que se refere aos casos de violação do direito de imagem, que repercutiu a nível nacional e internacionalmente, envolvendo capas de disco. Como os casos emblemáticos envolvendo o “meme” do cantor Chico Buarque e o “bebê” do nirvana. Conclui-se que o ordenamento jurídico brasileiro reconhece o direito de imagem como independente,vedando o uso comercial não autorizado de imagens pessoais. E apesar da imagem do caso, várias pessoas utilizaram a capa do álbum do artista Chico Buarque na época“memes” para diversos fins que não descaracteriza a conduta ilícita da ré. O direito deimagem, portanto, têm proteção legal, mesmo que titulares sejam conhecidos e públicos.
Descrição: Image right is a part of personality right, which became important and relevant in the 20th century. This notoriety is related to the operation of extraordinary technological progress, especially the emergence of the Internet, which makes the capture, reproduction and dissemination of images a very fast process. At present, image distortion and abuse are common because of its easy transmission. In Brazil, the Federal Constitution of 1988 marked the beginning of higher value of human existence, and for the first time, the right to image was decoupled from the strong personality right, which was regarded as autonomy. However, contrary to the constitutionalpreventive measures, and on the contrary, the "Civil Code" in 2002 finally linked the image of honor with the image used for economic purposes. In order to construct this research, it is also oriented as a methodological resource for exploratory research, because it only seeks to present information about specific objects, thus delineating awork field. In addition, it follows a bibliography based on developed materials, mainly developed by books and scientific articles. In the first chapter of this study, the development of image right is briefly reviewed, and the concept and meaning are defined. The second chapter introduces the negative and positive aspects of exercisingthe right to image. It further points out that in this chapter on image protection, it mustbe weighed together with conflicting basic rights. The third chapter focuses on cases of infringement of image rights, which have aroused repercussions at home and abroad, involving CD covers. Just like the iconic case involving singer Chico Buarque's"Meme" and Nirvana's "Baby". It can be concluded that the Brazilian legal system recognizes the independence of image rights and prohibits unauthorized commercial use of personal images. Despite the image of the case, several people used the albumcover of artist Chico Buarque in the "meme" era for various purposes, which did not describe the defendant's illegal behavior. Therefore, the image right is protected by law, even if its owner is well known and public.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7235
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Direito do Campus de Imperatriz

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