Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7282
Título: Estudo comparativo de elementos construtivos de treliças através de uma análise estrutural e de custo-benefício
Título(s) alternativo(s): Comparative study of truss construction elements through a structural and cost-benefit analysis
Autor(es): RAMALHO SEGUNDO, Demóstenes Dias
Palavras-chave: análise estrutural;
treliças;
custo-benefício.
Data do documento: 12-Dez-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO A análise estrutural tem como objetivo garantir um projeto confiável para as estruturas levando em conta as atuações de forças internas e externas. Esta vem sendo continuamente aperfeiçoada com modelagens e análises que reproduzem com grande grau de precisão o comportamento real da estrutura. No entanto, ainda há o fator custo-benefício aplicado às soluções de engenharia. Uma dessas soluções que é vastamente utilizada é a treliça, que é capaz de vencer grandes vãos com elementos esbeltos, tornando a estrutura leve e com custo acessível. No presente trabalho, treliças planas compostas por diferentes elementos estruturais são estudadas e comparadas com a finalidade de analisar seu custo-benefício considerados dois diferentes tipos de seções transversais. As seções transversais do tipo U dobrado estarão em ambas as análises, estando presentes nos banzos superiores e inferiores, modificando somente os componentes que fazem a triangulação, sendo eles uma barra redonda e uma cantoneira. Para a análise, é aplicada a mesma carga em ambas as treliças e comparadas as tensões induzidas considerando o preço de cada material. As análises estruturais são feitas através de modelagens computacionais resolvidas pelo Método dos Elementos Finitos para obtenção de deslocamentos e tensões de cada peça. As seções analisadas terão como condição, ter o preço por metro mais próximo possível e também será levado em conta o preço global para a fabricação das treliças, considerando cortes, soldas e montagem.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7282
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Engenharia Mecânica do Campus Bacanga

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