Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7286
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dc.contributor.authorSILVA, Igor Ferreira Passinho-
dc.date.accessioned2024-02-06T12:14:03Z-
dc.date.available2024-02-06T12:14:03Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7286-
dc.descriptionABSTRACT The components in the railway sector that undergo the most wear and tear, such as tracks and wheels, require a significant investment in improving the wheel-rail system. The wheels need to withstand contact fatigue and high temperatures to prevent cracks, especially on the running surface. During rotation, a stress field occurs that can cause plastic deformation in the microstructure beneath the running surface. To reuse the wheels, they need to undergo a machining reprofiling process, removing a thin layer of material to reshape the rim and improve performance. This process extends the wheel's lifespan, but there are limitations to material removal, and when exceeded, the wheels must be replaced. The work aims to restore the microstructure deformed by contact fatigue in a railway steel wheel through an annealing heat treatment, homogenize the microstructure, analyze the mechanical strength and toughness of the wheel after treatment, and increase the wheel's lifespan by reducing the thickness of the machined layer and the volume of removed material. Samples of Class C steel wheel discs were subjected to annealing heat treatment at different temperatures and times. After treatment, the samples were prepared for metallography. The microstructure was analyzed through images captured by an optical microscope, and hardness was mapped using a Vickers microhardness tester. Microscopic analysis after heat treatment shows grain growth, homogenization of the microstructure, increased toughness and mechanical strength, and a reduction in the deformed layer. Micrograph analysis and hardness results revealed that the sample treated at 650°C for 10 minutes exhibited a more homogeneous and refined microstructure, indicating effectiveness in recrystallization, with hardness close to the minimum AAR requirements for new wheels. A longer time at a lower temperature also reduces hardness resulting from deformation. It is concluded that there is potential to improve wheel maintenance, increasing their lifespan and reducing material removal. This could lead to the development of a machining method with heat treatment, suggesting cost- saving benefits in railway wheel maintenance.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Os componentes no setor ferroviário que mais sofrem desgaste, como os trilhos e as rodas, demandam um alto investimento na melhoria do sistema roda-trilho. As rodas precisam resistir à fadiga de contato e altas temperaturas para evitar trincas, especialmente na pista de rolamento. Durante a rotação, ocorre um campo de tensão que pode causar deformação plástica na microestrutura abaixo da pista. Para reutilizar as rodas, é necessário submetê-las a um processo de reperfilamento por usinagem, removendo uma fina camada de material para refazer o contorno do aro e melhorar seu desempenho. Esse processo aumenta a vida útil da roda, mas há limitações para a remoção de material, e quando ultrapassadas, as rodas devem ser substituídas. O trabalho visa restaurar a microestrutura deformada por fadiga de contato em uma roda de aço ferroviário por meio de tratamento térmico de recozimento, homogeneizar a microestrutura, analisar a resistência mecânica e tenacidade da roda após o tratamento, e aumentar a vida útil da roda reduzindo a espessura da camada usinada e o volume de material removido. Amostras de disco de aço de roda classe C foram submetidas a tratamento térmico de recozimento em diferentes temperaturas e tempos. Após o tratamento, as amostras foram preparadas para metalografia. A microestrutura foi analisada por meio de imagens capturadas por um microscópio óptico, e a dureza foi mapeada usando um microdurômetro em escala Vickers. A análise microscópica após o tratamento térmico mostra crescimento de grãos, homogeneização da microestrutura, aumento da tenacidade e resistência mecânica, redução da camada deformada. A análise de micrografias e resultados de dureza revelou que a amostra tratada a 650°C por 10 minutos apresentou microestrutura mais homogênea e refinada, indicando eficácia na recristalização, com dureza próxima dos requisitos mínimos da AAR para rodas novas. Um tempo maior a uma temperatura mais baixa também reduz a dureza decorrente da deformação. Concluindo-se que existe um potencial para melhorar a manutenção das rodas, aumentando sua vida útil e reduzindo a remoção de material. Isso pode levar ao desenvolvimento de um método de usinagem com tratamento térmico, sugerindo benefícios na redução de custos de manutenção nas rodas ferroviária.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectrodas ferroviárias;pt_BR
dc.subjecttratamento térmico;pt_BR
dc.subjectdureza.pt_BR
dc.subjectrailway wheels;pt_BR
dc.subjectheat treatment;pt_BR
dc.subjecthardness.pt_BR
dc.titleObtenção de tratamentos térmicos para homogeneização de microestruturas super deformadaspt_BR
dc.title.alternativeObtaining heat treatments for homogenizing super deformed microstructurespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Engenharia Mecânica do Campus Bacanga

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