Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7320
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCHAVES, Ludmylla Fontenele Lopes-
dc.date.accessioned2024-02-17T04:12:21Z-
dc.date.available2024-02-17T04:12:21Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7320-
dc.description.abstractRESUMO: Objetivo: Descrever o processo de construção de uma cartilha educativa sobre a dieta cetogênica no tratamento da epilepsia refratária. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, desenvolvido no período de setembro de 2022 a novembro de 2023, composto por oito etapas de produção da cartilha, as quais são: delimitação do tema, planejamento didático-pedagógico, pesquisa bibliográfica sobre o tema, construção de texto-base, revisão técnica do texto-base, adaptação didático-pedagógica, roteirização e produção, realizadas por meio da plataforma de design Canva™ versão 2.211.0 e, por fim, publicação da versão final. Resultados: Foi construída uma cartilha educativa com dezenove páginas, apresentando os conceitos e características da epilepsia refratária (ER), epidemiologia, tratamento, dieta cetogênica, o papel da alimentação na ER, o papel do nutricionista e exemplos de preparações cetogênicas. Conclusão: O processo de construção da cartilha educativa sobre a dieta cetogênica no tratamento da epilepsia fármaco-resistente (EFR) demonstrou a importância do trabalho multidisciplinar, visto que esse processo de produção requereu uma abordagem abrangente, desde a identificação do público-alvo até a inclusão de elementos visuais atraentes e atividades interativas nesse recurso educacional.__ABSTRACT: Objective: To describe the process of constructing an educational booklet on the ketogenic diet in the treatment of refractory epilepsy. Methods: This is a descriptive study, developed from September 2022 to November 2023, composed of eight stages of booklet production, namely: theme delimitation, didactic-pedagogical planning, bibliographic research on the theme, construction of the basic text, technical review of the basic text, didacticpedagogical adaptation, scripting and production, carried out through the Canva™ design platform version 2.211.0, and finally, publication of the final version. Results: An educational booklet with nineteen pages was constructed, presenting the concepts and characteristics of refractory epilepsy (RE), epidemiology, treatment, ketogenic diet, the role of food in RE, the role of the dietitian and examples of ketogenic preparations. Conclusion: The process of constructing the educational booklet on the ketogenic diet in the treatment of drug-resistant epilepsy (DRE) demonstrated the importance of multidisciplinary work, as this production process required a comprehensive approach, from the identification of the target audience to the inclusion of attractive visual elements and interactive activities in this educational resource.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjecteducação em Saúde;pt_BR
dc.subjectepilepsia refratária;pt_BR
dc.subjectdieta cetogênica;pt_BR
dc.subjectcomunicação educacional;pt_BR
dc.subjectdoenças do sistema nervoso;pt_BR
dc.subjecteducação alimentar e nutricional;pt_BR
dc.subjectHealth education;pt_BR
dc.subjectrefractory epilepsy;pt_BR
dc.subjectketogenic diet;pt_BR
dc.subjecteducational communication;pt_BR
dc.subjectnervous system diseases;pt_BR
dc.subjectnutritional education.pt_BR
dc.titleConstrução de cartilha educativa sobre a dieta cetogênica no tratamento da epilepsia refratáriapt_BR
dc.title.alternativeCreation of an educational booklet on the ketogenic diet in the treatment of refractory epilepsypt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Nutrição do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ludmylla_Fontenelle_Lopes_Chaves_.pdfTrabalho de Conclusão de Curso5,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.