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http://hdl.handle.net/123456789/7322
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | DIAS, Gabriel | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-21T11:30:51Z | - |
dc.date.available | 2024-02-21T11:30:51Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-01 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/7322 | - |
dc.description | ABSTRACT The present work, referenced in a bibliographical review, has the proposal to analyze the Congo during the 19th century, which was the scene of one of the darkest episodes of colonial history, under the personal domain of King Leopold II of Belgium, millions of Congolese were enslaved, tortured and died for the unprecedented enrichment of a monarch and the importance of understanding such a remarkable period in the classroom from several works the ghost of King Leopold by Adam Hoschchil who portrayed the cruel reality of the time, However to understand Considering the current extreme poverty of that country and waves of violence, an analysis of colonial and imperialist historical processes is necessary, in the case of our study, mainly from the Berlin Conference that in 1885 brought together the main European nations in order to divide Africa, slicing the territory according to their economic interests. Congo's relationship with Brazil is historic and has many cultural ties, both territories had their first contact with Europe, through the Portuguese who at the time sought to expand their territory in order to increase their wealth. This can happen when the school curriculum is based on foreign models that do not take into account the country's cultural and ethnic diversity and ignore or marginalize the history and culture of some groups, such as Afro-Brazilians, indigenous peoples and other minorities. The lack of diversity in educational departments and the lack of inclusive policies at school contribute to perpetuating discrimination and prejudice. Concluding We must not forget that the study of these events also plays a crucial role in promoting human rights and in the fight against impunity. By learning about the atrocities committed by Leopold II, we can strengthen our ability to denounce contemporary abuses and stand in solidarity with victims of human rights violations around the world. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO O presente trabalho, referenciado em revisão bibliográfica, tem a proposta analisar o Congo durante o século XIX que foi palco de um dos episódios mais sombrios da história colonial, sob o domínio pessoal do rei Leopoldo II da Bélgica milhões de congoleses foram escravizados, torturados e morreram para o enriquecimento ínclito de um monarca e a importância de compreender um esse período tão marcante na sala de aulas a partir de diversas obras o fantasma do rei Leopoldo de Adam Hoschchil que retratou a realidade cruel da época, Contudo para compreendermos a extrema pobreza atual desse país e ondas de violência, é necessária uma análise dos processos históricos coloniais e imperialistas, no caso de nosso estudo, principalmente, a partir da Conferência de Berlim que em 1885 reuniu as principais nações europeias a fim de dividir a África, fatiando o território de acordo com seus interesses econômicos. A relação do Congo com o Brasil é histórica e possui muitos laços culturais, ambos os territórios tiveram seu primeiro contato com a Europa, através dos portugueses que na época buscavam ampliar seu território afim de aumentar suas riquezas, O sistema educacional pode atuar sobre diversas perspectivas, uma delas é como um aparato de controle, perpetuando a discriminação cultural e reforçando o domínio de grupos dominantes sobre outros. Isso pode acontecer quando o currículo escolar é baseado em modelos estrangeiros que não levam em conta a diversidade cultural e étnica do país e ignoram ou marginalizam a história e a cultura de alguns grupos, como afro-brasileiros, indígenas e outras minorias. A falta de diversidade nos departamentos educacionais e a falta de políticas inclusivas na escola contribuem para perpetuar a discriminação e o preconceito. Concluirmos não devemos esquecer que o estudo desses eventos também tem um papel crucial na promoção dos direitos humanos e na luta contra a impunidade. Ao conhecer as atrocidades cometidas por Leopoldo II, podemos fortalecer nossa capacidade de denunciar abusos contemporâneos e nos solidarizar com vítimas de violações dos direitos humanos ao redor do mundo. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Congo; | pt_BR |
dc.subject | Leopoldo II; | pt_BR |
dc.subject | África; | pt_BR |
dc.subject | escravidão; | pt_BR |
dc.subject | educação; | pt_BR |
dc.subject | Brasil Direitos Humanos. | pt_BR |
dc.subject | slavery; | pt_BR |
dc.subject | education; | pt_BR |
dc.subject | Brazil Human Rights. | pt_BR |
dc.title | O genocídio esquecido? invasão belga na África e o ensino de História | pt_BR |
dc.title.alternative | The forgotten genocide? the Belgian invasion of Africa and the teaching of history | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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GABRIELDIAS.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 721,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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