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dc.contributor.authorSILVA, Pedro Cantanhede-
dc.date.accessioned2024-02-21T11:40:25Z-
dc.date.available2024-02-21T11:40:25Z-
dc.date.issued2023-07-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7324-
dc.descriptionABSTRACT: This article is a theoretical-literary exercise of the liturgical tale by Conceição Evaristo, titled - MENARCHE: “The Vital Warp of a New Female Body Writing” - In Blessed the Blood of Your Womb, in Dialogue with Mozambican Literature, which uses the quoted prayer as an abstraction of the idea of creating, another in praise of th e girl’s body that solidifies in the woman through the Menarche, emphasizing knowledge about the body as an element of its history and sexuality, seen by a mechanism of knowledge: literature. In the poem, there is the corporal theme as an element of resistance, which allows the woman to discover her body as an “original-place-text.” The identity construction of the woman-girl that will not be governed by male subjection, nor by obedience, but by the awareness of being a girl-woman “full of enjoyment.” Thus, the analysis seeks only to reveal the elements that make up the literary text, atomizing it into its parts, so that later it becomes more significant in the eyes of the reader, including, on the erotic level. The intention is to propose a rapprochement between literary art, the reader, and the female being, bringing the MENARCH as a crucial point of discoveries and transformations.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Este artigo é um exercício teórico-literário do conto litúrgico de Conceição Evaristo, intitulado como - MENARCA: “A vital urdidura de uma nova escrita” corporal feminina - em Bendito o sangue do nosso ventre, em diálogo com a literatura moçambicana, o qual usa a oração citada como abstração da ideia de criar, outra em louvor ao corpo da menina que se solidifica na mulher, através da Menarca, enfatizando saberes sobre o corpo como elemento da sua história e sexualidade, visto por um mecanismo de saber: a literatura. Há no poema, a temática corporal como um elemento de resistência, que proporciona à mulher, descobrir seu corpo como “lugar-texto-original”. A construção identitária da mulher-menina que não será governada pela sujeição masculina, nem pela obediência, mas pela consciência do ser menina-mulher “plena de gozo”. Assim, a análise busca apenas e tão somente, descortinar os elementos que compõem o texto literário, atomizando-o em suas partes, para que depois ele suja mais significativo aos olhos do leitor, no plano erótico, inclusive. A intenção é propor uma aproximação entre a arte literária, o leitor e o ser feminino, trazendo a MENARCA, como ponto crucial de descobertas e transformações.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectliteratura;pt_BR
dc.subjectConceição Evaristo;pt_BR
dc.subjectdesconstrução;pt_BR
dc.subjectcorpo feminino;pt_BR
dc.subjectsexualidade.pt_BR
dc.subjectliterature;pt_BR
dc.subjectConceição Evaristo;pt_BR
dc.subjectdeconstruction;pt_BR
dc.subjectfemale body;pt_BR
dc.subjectsexuality.pt_BR
dc.titleMenarca: “A vital urdidura de uma nova escrita” corporal feminina – em Bendito o sangue de nosso ventre, de Conceição Evaristo em diálogo com a literatura moçambicanapt_BR
dc.title.alternativeMenarca: “A vital urdidura de uma nova escrita” corporal feminina – em Bendito o sangue de nosso ventre, de Conceição Evaristo em diálogo com a literatura moçambicanapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros

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