Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7325
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | CORREIA, Ana Dina Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-22T15:01:38Z | - |
dc.date.available | 2024-02-22T15:01:38Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-21 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/7325 | - |
dc.description | The teaching-learning process in the context of student education is based on a contextualized approach to content. In this sense, information and communication technologies are tools that facilitate this process, enabling diversified work strategies in the classroom, while at the same time making it possible to keep up with social changes. In this way, this study aims to analyze aspects related to the use of technologies in the teaching-learning process of biology content in the current context of basic education. This is a qualitative, exploratory study carried out in three public schools in the municipality of Pinheiro, Maranhão. Three high school biology teachers from the Dom Ungarelli, Odorico Mendes and José de Anchieta schools took part in this research. They answered a questionnaire (Google forms) containing eight questions about the use of technology in biology classes, with the prior authorization of the administrators, and the subjects were informed about the research. The second stage was to carry out a bibliographic survey through the electronic collection of annals of the National Meeting of Research in Science Education (ENPEC) corresponding to the years 2019, 2021 and 2023, with the search addressing factors such as: teaching, technology and biology. The data was organized in the Microsoft Office Excel® program, and the interviewees' responses were arranged in tables. As a result, 07 articles were selected and analyzed based on the title and abstract, and the tools proposed by the authors were discussed. In addition, it was unanimously found that technologies are used pedagogically in biology teaching, especially in the application of content such as the study of cells and ecology. All of this is made possible by the fact that most teachers receive support from the school in this process and take part in continuing training, understanding that technological resources make lessons more attractive and are well conceived by students. Therefore, they are excellent strategies for teaching biology, allowing students to develop an even more critical-reflective sense and understand phenomena in a less boring way, with the teacher always as the main mediator. | pt_BR |
dc.description.abstract | O processo de ensino-aprendizagem no contexto de formação do aluno tem como premissa uma abordagem contextualizada dos conteúdos. Nesse sentido, as tecnologias da informação e comunicação constituem ferramentas facilitadoras deste processo, possibilitando estratégias de trabalho diversificadas em sala de aula, ao mesmo tempo que permite acompanhar as transformações sociais. Dessa forma, este estudo objetiva analisar os aspectos relacionados ao uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de Biologia no contexto atual da educação básica. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório, desenvolvido em três escolas da rede pública do Município de Pinheiro, Maranhão. Participaram desta pesquisa três docentes da disciplina Biologia do ensino médio das Escolas Dom Ungarelli, Odorico Mendes e José de Anchieta que responderam um questionário (Google forms), contendo 08 perguntas concernentes ao uso de tecnologias nas aulas de Biologia, mediante autorização prévia dos gestores, tendo os sujeitos sido esclarecidos sobre a pesquisa. Uma segunda etapa foi a realização de levantamento bibliográfico por meio do acervo eletrônico de anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC)correspondentes aos anos de 2019, 2021 e 2023, tendo a busca abordado fatores como: ensino, tecnologia e biologia. Os dados foram organizados no programa Microsoft Office Excel®, sendo as respostas dos entrevistados dispostas em tabelas. Como resultados, 07 artigos foram selecionados e analisados a partir do título e resumo, sendo discutidas as ferramentas propostas pelos autores. Além disso, obteve-se que as tecnologias, de forma unânime, são inseridas pedagogicamente no ensino de biologia, principalmente na aplicação de conteúdos como o estudo das células e ecologia. Tudo isso é oportunizado pelo fato de que os professores, em sua maioria, recebem apoio da escola dentro desse processo e participam de formação continuada, compreendendo que os recursos tecnológicos tornam as aulas mais atrativas e são bem concebidos pelos alunos. Portanto, eles configuram-se como excelentes estratégias no ensino de Biologia, permitindo que o aluno desenvolva ainda mais um senso crítico-reflexivo e compreenda os fenômenos de uma forma menos maçante, tendo sempre o professor como principal mediador. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | ensino de biologia; | pt_BR |
dc.subject | tecnologias da informação; | pt_BR |
dc.subject | comunicação; | pt_BR |
dc.subject | ensino médio. | pt_BR |
dc.subject | teaching biology; | pt_BR |
dc.subject | information; | pt_BR |
dc.subject | communication technologies; | pt_BR |
dc.subject | high school. | pt_BR |
dc.title | O uso de tecnologias na escola: percepções quanto ao ensino de biologia na educação básica | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of technology at school: perceptions of biology teaching in basic education | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Ciências Naturais/Biologia do Campus de Pinheiro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANADINAFERREIRACORREIA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 598,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.