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http://hdl.handle.net/123456789/7327
Título: | Alfabetização científica na educação básica: construindo saberes na formação inicial |
Título(s) alternativo(s): | Scientific literacy in basic education: building knowledge in initial training |
Autor(es): | AROUCHA NETO, João de Deus |
Palavras-chave: | educação básica; alfabetização científica; ensino de ciências; biologia. basic education; scientific literacy; teaching science; biology. |
Data do documento: | 21-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO A alfabetização Científica ao longo das últimas décadas tem se constituído um dos pilares da construção do conhecimento escolar, exigindo cada vez mais que o processo ensino- aprendizagem se torne dinâmico e comprometido com a formação crítica e cidadã dos estudantes. Consciente dessa importância, a pesquisa tem por objetivo discutir a Alfabetização Científica no ensino de ciências naturais e biologia, trazendo como lente a experiência vivenciada no estágio supervisionado realizado em duas escolas públicas no município de Pinheiro/MA, durante o ano de 2023. A Metodologia partiu de um estudo bibliográfico sobre a Alfabetização Científica que foi elaborado baseado na técnica de observação de aulas desenvolvidas pelos professores supervisores e na produção de relatos de experiências. A análise buscou identificar os elementos que fundamentam e caracterizam a Alfabetização Científica na Educação Básica e as estratégias que os professores utilizam para promovê-la em sala de aula. Como resultado do estudo, apontamos que os professores demonstraram em suas práticas reconhecerem a necessidade de atuarem de modo que os alunos construam um processo de apropriação da Alfabetização Científica. Entretanto, para que a mesma aconteça efetivamente, convém dentre tantos elementos, associar à linguagem científica a habilidade de interpretação crítica, usar metodologia de resolução de problemas, bem como ofertar condições físicas e recursos didáticos por parte das escolas. |
Descrição: | ABSTRACT Scientific literacy over the past few decades has become one of the pillars in constructing school knowledge, increasingly demanding that the teaching-learning process becomes dynamic and committed to the critical and civic formation of students. Aware of this importance, the research aims to discuss Scientific Literacy in the teaching of natural sciences and biology, focusing on the experience gained during the supervised internship conducted in two public schools in the municipality of Pinheiro/MA, during the year 2023. The methodology involved a bibliographic study on Scientific Literacy, based on the technique of observing classes conducted by supervising teachers and the production of experiential reports. The analysis sought to identify the elements that underpin and characterize Scientific Literacy in Basic Education and the strategies teachers use to promote it in the classroom. As a result of the study, we point out that the teachers demonstrated in their practices a recognition of the need to act in a way that allows students to build a process of appropriation of Scientific Literacy. However, for this to happen effectively, it is advisable, among many elements, to link scientific language to the ability of critical interpretation, use problem-solving methodologies, as well as provide physical conditions and didactic resources from the schools. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7327 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Ciências Naturais/Biologia do Campus de Pinheiro |
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