Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7329
Título: Conhecimento etnobotânico e os saberes tradicionais das plantas medicinais: concepções dos alunos das escolas de Pinheiro-MA
Título(s) alternativo(s): Ethnobotanical knowledge and traditional knowledge of medicinal plants: students' conceptions of schools in Pinheiro-MA
Autor(es): NOGUEIRA, Tayane Barbosa Menezes
Palavras-chave: saberes populares;
uso medicinal;
plantas medicinais.
popular knowledge,
medicinal use;
medicinal plants.
Data do documento: 20-Dez-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO As plantas são utilizadas pela população para fins medicinais desde o início da humanidade, sendo o seu conhecimento repassado de geração em geração. Esta pesquisa buscou conhecer os conhecimentos sobre o uso de plantas medicinais dos estudantes duas escolas públicas do município de Pinheiro-Maranhão e elaboração de um inventário etnobotânico usando o conhecimento científico e o tradicional (respostas dos alunos) com uso e identificação das espécies mencionadas. O estudo teve uma abordagem quali-quantitativa a partir da aplicação de um questionário semiestruturado abordando o conhecimento etnobotânico dos alunos. Com base nas respostas foi possível realizar o levantamento de 36 espécies distribuídas em 22 famílias botânicas. A maioria dos estudantes afirmou que o seu conhecimento é proveniente da cultura familiar, ou seja, não foi adquirido em sala de aula. Na Escola Odorico Mendes, onde a maioria dos estudantes reside em áreas rurais, destaca-se a preferência (86%) dos alunos pelo uso de medicamentos naturais. Em contrapartida, na Escola José de Anchieta, onde a população urbana predomina (71%), recai sobre medicamentos sintéticos. Essa diferença no comportamento dos alunos em relação aos tipos de medicamentos evidencia a influência de fatores como ambiente, acesso à saúde, estilo de vida e tradições culturais no conhecimento e nas práticas relacionadas às plantas medicinais. Apesar de a maioria dos alunos apresentar um conhecimento limitado sobre plantas medicinais é possível concluir que o saber popular existente entre eles tem potencial para ser aprimorado quando abordado em sala de aula. O ambiente educacional emerge, assim, como uma plataforma valiosa para enriquecer e expandir os conhecimentos dos alunos sobre as propriedades e os usos benéficos das plantas medicinais, proporcionando uma compreensão mais abrangente e fundamentada sobre o tema.
Descrição: ABSTRACT Plants have been used by the population for medicinal purposes since the beginning of humanity, with their knowledge passed on from generation to generation. This research sought to understand the knowledge about the use of medicinal plants among students at two public schools in the municipality of Pinheiro-Maranhão and to prepare an ethnobotanical inventory using scientific and traditional knowledge (students' responses) with the use and identification of the mentioned species. The study had a qualitative- quantitative approach based on the application of a semi-structured questionnaire addressing the students' ethnobotanical knowledge. Based on the answers, it was possible to survey 36 species distributed in 22 botanical families. The majority of students stated that their knowledge comes from family culture, that is, it was not acquired in the classroom. At Escola Odorico Mendes, where the majority of students live in rural areas, the preference (86%) of students for the use of natural medicines stands out. On the other hand, at Escola José de Anchieta, where the urban population predominates (71%), synthetic medicines are used. This difference in students' behavior in relation to types of medicine highlights the influence of factors such as environment, access to healthcare, lifestyle and cultural traditions on knowledge and practices related to medicinal plants. Although most students have limited knowledge about medicinal plants, it is possible to conclude that the popular knowledge among them has the potential to be improved when addressed in the classroom. The educational environment thus emerges as a valuable platform to enrich and expand students' knowledge about the properties and beneficial uses of medicinal plants, providing a more comprehensive and well-founded understanding of the topic.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7329
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Ciências Naturais/Biologia do Campus de Pinheiro

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