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Título: PIBID e residência pedagógica: contribuições para formação docente dos estudantes da LIESAFRO/UFMA
Título(s) alternativo(s): PIBID and pedagogical residency: contributions to the teaching training of LIESAFRO/UFMA students
Autor(es): CIRILO, Júlia Taiane Alves Crispim
Palavras-chave: formação;
educação antirracista;
programas institucionais;
educação;
training;
anti-racist education;
institutional programs;
education;
formación;
educación antirracista;
programas institucionales;
educación;
formation;
éducation antiraciste;
programmes institutionnels;
éducation.
Data do documento: 15-Dez-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Resumo: O Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa da Residência Pedagógica (PRP) são programas institucionais oferecidos pelo Governo Federal com o intuito de aperfeiçoamento de discentes das licenciaturas em todo Brasil. Com proposta de vivenciar, em sala de aula, os desafios e dinâmicas presentes na rotina escolar, tais programas têm contribuído para uma formação inicial docente mais realista. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo compreender como os programas institucionais PIBID e o PRP contribuem para a formação inicial docente, discutindo principalmente as contribuições dos citados projetos para a formação discentes do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (LIESAFRO) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e suas atuações na promoção de uma educação antirracista para a educação básica. Metodologicamente, este trabalho volta-se para uma pesquisa qualitativa com atuação analítica de um lócus específico, na LIESAFRO/UFMA, e tem como fontes: análise de relatórios de conclusão de programas enviados à CAPES, relatos de experiências escritos por discentes e docentes e um questionário fechado aplicado aos/às egressos/as. Nessa perspectiva, é importante compreendermos que a formação de profissionais da educação mais capacitados e que apliquem a Lei 10.639/03, nos currículos da educação básica no processo de ensino e aprendizagem, se torna essencial para a construção de uma educação escolar e social antirracista; e neste sentido, os referidos programas, em suas edições 2020 a 2022, cumpriram papel de excelência na formação inicial docente na LIESAFRO/UFMA por meio de seus participantes.__Abstract The Initiation Program to Teaching (PIBID) and the Pedagogical Residency Program (PRP) are institutional programs offered by the Federal Government with the aim of improving undergraduate students throughout Brazil. By offering students the chance to experience the challenges and dynamics of the school routine in the classroom, these programs have contributed to more realistic initial teacher training. In this sense, this article aims to understand how the institutional programs PIBID and PRP contribute to initial teacher training, mainly discussing the contributions of these projects to the training of students on the Interdisciplinary Degree course in African and Afro- Brazilian Studies (LIESAFRO) at the Federal University of Maranhão (UFMA) and their actions in promoting anti-racist education for basic education. Methodologically, this work focuses on qualitative research with an analytical approach to a specific locus, LIESAFRO/UFMA, and its sources are: analysis of program completion reports sent to CAPES, experience reports written by students and teachers and a closed questionnaire applied to graduates. From this perspective, it is important to understand that the training of more qualified education professionals that apply 10.639/03 in the curricula of basic education in the teaching and learning process becomes essential for the construction of an anti-racist school and social education; and in this sense, these programs, in their 2020 to 2022 editions, played an excellent role in initial teacher training at LIESAFRO/UFMA through their participants.___Resumen El Programa de Iniciación a la Docencia (PIBID) y el Programa de Residencia Pedagógica (PRP) son programas institucionales ofrecidos por el Gobierno Federal con el objetivo de mejorar la formación de los estudiantes de pregrado en todo Brasil. Al ofrecer a los estudiantes la oportunidad de experimentar los desafíos y la dinámica de la rutina escolar en el aula, estos programas han contribuido a una formación inicial docente más realista. En este sentido, el objetivo de este artículo es comprender cómo los programas institucionales PIBID y PRP contribuyen a la formación inicial de profesores, discutiendo en particular las contribuciones de estos proyectos a la formación de los estudiantes de la Licenciatura Interdisciplinaria en Estudios Africanos y Afrobrasileños (LIESAFRO) de la Universidad Federal de Maranhão (UFMA) y su papel en la promoción de la educación antirracista en la educación básica. Metodológicamente, este trabajo se centra en una investigación cualitativa con un enfoque analítico de un locus específico, LIESAFRO/UFMA, y sus fuentes son: análisis de los informes de finalización del programa enviados a CAPES, informes de experiencias escritos por estudiantes y profesores y un cuestionario cerrado aplicado a los graduados. Desde esta perspectiva, es importante entender que la formación de profesionales de la educación mejor capacitados y que apliquen la Ley 10.639/03 en los currículos de la educación básica en el proceso de enseñanza y aprendizaje se torna esencial para la construcción de una educación escolar y social antirracista; y en este sentido, los programas mencionados, en sus ediciones 2020 a 2022, desempeñaron un excelente papel en la formación inicial de profesores en LIESAFRO/UFMA a través de sus participantes.__Résumé Le programme d'initiation à l'enseignement (PIBID) et le programme de résidence pédagogique (PRP) sont des programmes institutionnels proposés par le gouvernement fédéral dans le but d'améliorer la formation des étudiants de premier cycle dans tout le Brésil. En offrant aux étudiants la possibilité de faire l'expérience des défis et de la dynamique de la routine scolaire dans la salle de classe, ces programmes ont contribué à une formation initiale des enseignants plus réaliste. Dans cette optique, cet article vise à comprendre comment les programmes institutionnels PIBID et PRP contribuent à la formation initiale des enseignants, en examinant en particulier les contributions de ces projets à la formation des étudiants du cours de licence interdisciplinaire en études africaines et afro-brésiliennes (LIESAFRO) à l'université fédérale du Maranhão (UFMA) et leur rôle dans la promotion de l'éducation antiraciste dans l'enseignement de base. D'un point de vue méthodologique, ce travail se concentre sur la recherche qualitative avec une approche analytique d'un lieu spécifique, LIESAFRO/UFMA, et ses sources sont: l'analyse des rapports de fin de programme envoyés à la CAPES, les rapports d'expériences rédigés par les étudiants et les enseignants et un questionnaire fermé appliqué aux diplômés. Dans cette perspective, il est important de comprendre que la formation de professionnels de l'éducation mieux formés et appliquant la loi 10.639/03 dans les programmes d'enseignement de base dans le processus d'enseignement et d'apprentissage devient essentielle pour la construction d'une école et d'une éducation sociale antiracistes ; et en ce sens, les programmes susmentionnés, dans leurs éditions 2020 à 2022, ont joué un excellent rôle dans la formation initiale des enseignants à LIESAFRO/UFMA par l'intermédiaire de leurs participants.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7332
Aparece nas coleções:TCCs de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros

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