Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7353
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOARES, Erika Luana Froz-
dc.date.accessioned2024-02-27T12:58:25Z-
dc.date.available2024-02-27T12:58:25Z-
dc.date.issued2023-12-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7353-
dc.descriptionABSTRACT Complex botany terms can make learning difficult and unattractive, which can be aggravated if class planning does not consider practical and sensory experiences with plants. The objective of the research was to analyze the importance of using digital tools to improve botany teaching for Biology students at the Federal University of Maranhão, Campus Pinheiro. The aim was not only to explore the receptivity and effectiveness of the PlantNet application, but also to identify the perceptions of undergraduate students regarding the use of digital tools in the educational context, since in the future they will be teachers and will be able to use this tool in Basic Education. Given the limitations of the traditional educational approach to teaching botany, the research highlighted language barriers, the lack of practical activities and inconsistency with the student's daily life as factors that compromise the effectiveness of learning. The methodology adopted was mixed in nature, combining bibliographical research and field study. The first stage theoretically bases the study, exploring the relevance of botany in the educational context and the contributions of digital tools. The second stage, represented by the field study, seeks to understand, through structured interviews, the participants' perception of the study of botany, the presence of plants in their daily lives, the perceived usefulness of digital tools in teaching and the effectiveness of the application PlantNet in plant identification. The research highlighted the importance of innovative strategies in botany teaching, aiming to make it more dynamic and aligned with contemporary demands. The focus on the specific digital tool, PlantNet, offered a unique opportunity to evaluate how technologies can contribute to effectively identifying and understanding plants. The research results not only sought to evaluate the practical applicability of PlantNet, but also provided insights into the potential of digital tools to improve the quality of botany teaching.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Os termos complexos de botânica podem tornar o aprendizado dificultoso e pouco atrativo, o que pode ser agravado se o planejamento das aulas não considerar experiências práticas e sensoriais com as plantas. O objetivo da pesquisa foi analisar a importância do emprego de ferramentas digitais para aprimorar o ensino de botânica para licenciandos em Biologia da Universidade Federal do Maranhão, Campus Pinheiro. Pretendeu-se não apenas explorar a receptividade e eficácia do aplicativo PlantNet, mas também identificar as percepções dos licenciandos em relação ao uso de ferramentas digitais no contexto educacional, uma vez que futuramente eles serão professores e poderão utilizar essa ferramenta no Ensino Básico. Diante das limitações da abordagem educacional tradicional no ensino de botânica, a pesquisa destacou as barreiras linguísticas, a carência de atividades práticas e a incoerência com o cotidiano do estudante como fatores que comprometem a efetividade do aprendizado. A metodologia adotada foi de natureza mista, combinando pesquisa bibliográfica e estudo de campo. A primeira etapa fundamenta teoricamente o estudo, explorando a relevância da botânica no contexto educacional e as contribuições das ferramentas digitais. A segunda etapa, representada pelo estudo de campo, busca compreender, por meio de entrevistas estruturadas, a percepção dos participantes sobre o estudo da botânica, a presença das plantas em seu cotidiano, a utilidade percebida das ferramentas digitais no ensino e a eficácia do aplicativo PlantNet na identificação de plantas. A pesquisa destacou a importância de estratégias inovadoras no ensino de botânica, visando torná-lo mais dinâmico e alinhado às demandas contemporâneas. O foco na ferramenta digital específica, o PlantNet, ofereceu uma oportunidade única para avaliar como as tecnologias podem contribuir para a identificação e compreensão sobre as plantas de maneira eficaz. Os resultados da pesquisa não apenas buscaram avaliar a aplicabilidade prática do PlantNet, mas também forneceram concepções sobre o potencial das ferramentas digitais para melhorar a qualidade do ensino de botânica.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectmorfologia vegetal;pt_BR
dc.subjecttecnologias digitais;pt_BR
dc.subjectplantNet;pt_BR
dc.subjectidentificação;pt_BR
dc.subjecteducação.pt_BR
dc.subjectplant morphology;pt_BR
dc.subjectdigital technologies;pt_BR
dc.subjectplantNet;pt_BR
dc.subjectidentification;pt_BR
dc.subjecteducation.pt_BR
dc.titleO uso de uma ferramenta digital aplicado ao ensino e aprendizagem de botânicapt_BR
dc.title.alternativeThe use of a digital tool applied to the teaching and learning of botanypt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Ciências Naturais/Biologia do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERIKALUANAFROZSOARES.pdfTCC - Documento sob sigilo. Prazo provável para disponibilização total: 2028. Motivo do sigilo: publicação de artigo200,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.