Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7364
Título: Caracterização do hipocondrismo do acadêmico de Medicina no contexto metodológico de ensino-aprendizagem.
Título(s) alternativo(s): Characterization of medical student hypochondrism in the methodological context of teaching-learning.
Autor(es): DIAS, Thiago Emanuel Costa
Palavras-chave: hipocondria;
estudantes de Medicina;
ansiedade;
metodologia;
hypochondriasis;
Medical students;
anxiety;
methodology.
Data do documento: 26-Abr-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: OBJETIVO: Investigar a frequência de traços sugestivos de hipocondrismo em graduandos de duas escolas médicas do Brasil. MÉTODOS: Estudo transversal e quantitativo, com amostra total de 274 acadêmicos selecionados por randomização em duas instituições de ensino. Foi utilizado formulário online anônimo, composto por 3 seções: caracterização demográfica, “Short Health Anxiety Inventory” (SHAI) e escala “Medical Student’s Disease” (MSD). Os dados foram importados ao programa R Core Team, 2021, realizando os testes de Shapiro-Wilk (normalidade), Kruskal-Wallis, qui-quadrado de Pearson, Wilcoxon e teste de regressão logística em modo de stepwise adotando-se nível de significância de 95%. RESULTADOS: Identificou-se prevalência de 14,3% de hipocondrismo entre os participantes. Houve forte significância entre as pontuações do SHAI e as escalas MSD (p<0,001), assim como decréscimo destas conforme o avançar do curso. Não foi possível detectar influência significativa dos fatores de risco relacionados a hábitos de estudo, nem da metodologia de ensino, no desfecho hipocondríaco. O teste de regressão demonstrou risco 85% maior para o sexo feminino. CONCLUSÕES: A prevalência de hipocondrismo relatada assemelha-se à literatura internacional, contudo, a não significância do desfecho com fatores estressores pesquisados, o padrão de pontuação decrescente no decorrer do curso e o risco predominante feminino merecem atenção.___ABSTRACT: OBJECTIVE: Investigate the prevalence of suggestive hypochondrism traits in undergraduate students of two medical schools of Brazil. METHODS: Cross-sectional and quantitative study, with a total sample of 274 academics selected by randomization in two educational institutions. An anonymous online form was used, consisting of 3 sections: demographic characterization, “Short Health Anxiety Inventory” (SHAI) and “Medical Student’s Disease” (MSD) scale. The data were imported into the R Core Team program (2021), performing the Shapiro-Wilk (normality), Kruskal-Wallis, Pearson chi-square, Wilcoxon tests and logistic regression test in stepwise mode, adopting a 95% significance level. RESULTS: A prevalence of 14.3% of hypochondrism was identified among the participants. There was strong significance between the SHAI scores and the MSD scales (p<0.001), as well as a decrease in these as the course progressed. It wasn’t possible to detect a significant influence of risk factors related to study habits, nor of teaching methodology, on the hypochondriac outcome. The regression test showed 85% higher risk for females. CONCLUSIONS: The reported prevalence of hypochondrism is similar to the international literature, however, the non-significance of the outcome with stressor factors researched, the pattern of decreasing scores during the course and the predominant female risk deserves attention.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7364
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Medicina do Campus de Imperatiz

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