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Título: A botânica como protagonista na resolução de crimes em uma atividade de ensino por investigação científica
Título(s) alternativo(s): Botany as the protagonist in solving crimes in a teaching activity based on scientific investigation
Autor(es): BRITO, Fernanda Raquel da Silva
Palavras-chave: botânica forense;
ensino de botânica;
impercepção botânica.
forensic botany;
botany teaching;
botanical imperception.
Data do documento: 16-Dez-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Resumo O ensino de botânica ainda apresenta desafios no modelo tradicional de ensino, diante disso, faz- se necessário o uso de metodologias para um processo de aprendizagem significativo. O objetivo deste estudo foi examinar a impercepção botânica entre alunos do ensino médio e superior por meio de uma atividade de ensino inovadora, materializada em um jogo de investigação criminal, onde as principais pistas exigiam conhecimentos na área de botânica. O trabalho foi desenvolvido em três fases, compreendendo a distribuição de um questionário inicial, uma aula introdutória, a aplicação do jogo e a coleta de dados através de um questionário final. Ao longo dessas etapas realizadas em três ambientes de sala de aula, a análise dos questionários demonstrou a presença da impercepção botânica no ensino médio e indicou resultados positivos quanto à eficácia do jogo como uma proposta de metodologia ativa de aprendizagem e combate à impercepção botânica em sala de aula.
Descrição: Abstract Teaching botany still presents challenges in the traditional teaching model, therefore, it is necessary to use methodologies for a meaningful learning process. The objective of this study was to examine botanical imperception among high school and college students through an innovative teaching activity, materialized in a criminal investigation game, where the main clues required knowledge in the field of botany. The work was developed in three phases, comprising the distribution of an initial questionnaire, an introductory class, application of the game and data collection through a final questionnaire. Throughout these stages carried out in three classroom environments, the analysis of the questionnaires demonstrated the presence of botanical imperception and indicated positive results regarding the effectiveness of the game as a proposal for an active learning methodology and combating botanical imperception in the classroom.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7366
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Ciências Naturais/Biologia do Campus de Pinheiro

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