Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7367
Título: Explorando o reino dos fungos: uma abordagem micológica no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Exploring the kingdom of fungi: a mycological approach in high school
Autor(es): BRAGA, Krislaynne de Jesus Soares
Palavras-chave: metodologias ativas;
micologia;
sequência didática.
active methodologies;
mycology;
following teaching.
Data do documento: 19-Dez-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Este trabalho apresenta uma abordagem sobre a temática Micologia no Ensino Médio, analisa se há a construção de conhecimento a partir da utilização de metodologias ativas. A escolha do tema está relacionada à relevância ecológica e econômica que os fungos possuem e apesar disso, os conteúdos referentes a esses organismos são negligenciados e abordados de forma limitada apenas com o uso métodos tradicionais e associados somente às patologias. Inicialmente foi aplicado um questionário para diagnosticar os saberes prévios dos alunos. Foi elaborada e aplicada uma sequência didática em uma turma do 2o ano da instituição Centro Educa Mais Dom Ungarelli localizada no município de Pinheiro (MA), com a finalidade de construir e aperfeiçoar os conhecimentos dos estudantes a respeito da temática. Ao final da aplicação da sequência foi aplicado um segundo questionário a fim de avaliar aspectos da apreensão do conhecimento desses alunos. Diante dos resultados foi possível observar que ocorreu uma melhora significativa na quantidade de acertos comparativamente entre a primeira e a segunda aplicação. Essa melhora evidencia que é possível promover e incentivar o protagonismo do aluno na área da Micologia mediante a utilização de metodologias ativas.
Descrição: ABSTRACT This work presents an approach to the theme Mycology in High School, analyzing whether there is the construction of knowledge through the use of active methodologies. The choice of the topic is related to the ecological and economic relevance that fungi have and despite this, the contents relating to these organisms are neglected and addressed in a limited way only using traditional methods and associated only with pathologies. Initially, a questionnaire was applied to diagnose the students' prior knowledge. A didactic sequence was developed and applied in a 2nd year class at the Centro Educa Mais Dom Ungarelli institution located in the city of Pinheiro (MA), with the purpose of building and improving students' knowledge on the subject. At the end of the application of the sequence, a second questionnaire was administered in order to evaluate aspects of these students' knowledge apprehension. Given the results, it was possible to observe that there was a significant improvement in the number of correct answers compared between the first and second application. This improvement shows that it is possible to promote and encourage student protagonism in the area of Mycology through the use of active methodologies.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7367
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Ciências Naturais/Biologia do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KRISLAYNNEDEJESUSSOARESBRAGA.pdfTCC - Documento sob sigilo. Prazo provável para disponibilização total: 2028. Motivo do sigilo: publicação de artigo269,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.