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http://hdl.handle.net/123456789/7368
Título: | Concepções e práticas de educação ambiental no cotidiano de uma escola da rede estadual em Pinheiro – MA |
Título(s) alternativo(s): | Concepts and practices of environmental education in the daily life of a state school in Pinheiro - MA |
Autor(es): | MOREIRA, Lilia Cristina Montenegro |
Palavras-chave: | práticas; ensino; ambiente; professores. practices; teaching; environment; teachers. |
Data do documento: | 15-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO O tema Educação Ambiental tem ganhado grande destaque no cenário mundial dos debates acerca do desenvolvimento sustentável. A escola, enquanto instituição de ensino, deve trabalhar a Educação Ambiental de forma contínua e permanente, a fim de preparar melhor seus alunos para atuarem ativamente na sociedade e para serem disseminadores de uma cultura que privilegie o uso de recursos naturais de forma sustentável, fazendo valer seus direitos e cumprindo seus deveres para com o ambiente. O objetivo do trabalho foi investigar como a Educação Ambiental é ofertada em uma escola estadual da zona rural do município de Pinheiro (MA), apresentando elementos para a reflexão da prática educativa, com intuito de estimular educandos e educadores no processo de disseminação da Educação Ambiental no ambiente escolar e na comunidade. A pesquisa-ação foi utilizada como forma de investigação. Foi possível perceber lacunas de inserção sobre a temática ambiental, pois os alunos relataram concepções e práticas sempre relacionando Educação Ambiental à conservação ambiental. Outra questão muito comentada foi a falta da prática de Educação Ambiental em sala de aula. Notou-se também que os alunos ficaram com muito interesse sobre o tema, que foi abordado no primeiro momento em uma palestra feita pela autora, na qual foram destacados pontos importantes sobre a falta de cuidados ambientais principalmente no bairro onde residem e na escola. É evidente a necessidade de propor estratégias para incluir mais as temáticas ambientais em outras disciplinas da referida escola. Para isso, medidas precisam ser tomadas, partindo para a inclusão de estratégias de Educação Ambiental no Projeto Político Pedagógico da escola (PPP). Ficou evidente também as concepções de professor e alunos sobre Educação Ambiental, pois as respostas estavam sempre na mesma direção, associando aos termos conservação e preservação. |
Descrição: | ABSTRACT The theme of Environmental Education has gained great prominence on the global stage of debates about sustainable development. The school, as an educational institution, must work on Environmental Education in a continuous and permanent way, in order to better prepare its students to act actively in society and to be disseminators of a culture that favors the use of natural resources in a sustainable way, making asserting their rights and fulfilling their duties towards the environment. The objective of the work was to investigate how Environmental Education is offered in a state school in the rural area of the municipality of Pinheiro (MA), presenting elements for reflection on educational practice, with the aim of stimulating students and educators in the process of disseminating Environmental Education in the school environment and in the community. Action research was used as a form of investigation. It was possible to notice gaps in inclusion on the environmental theme, as students reported conceptions and practices always relating Environmental Education to environmental conservation. Another much discussed issue was the lack of Environmental Education practice in the classroom. It was also noted that the students were very interested in the topic, which was initially addressed in a lecture given by the author, in which important points were highlighted about the lack of environmental care, especially in the neighborhood where they live and at school. There is a clear need to propose strategies to include more environmental themes in other subjects at that school. To achieve this, measures need to be taken, starting with the inclusion of Environmental Education strategies in the school's Pedagogical Political Project (PPP). The conceptions of teachers and students about Environmental Education were also evident, as the answers were always in the same direction, associating the terms conservation and preservation. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7368 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Ciências Naturais/Biologia do Campus de Pinheiro |
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