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http://hdl.handle.net/123456789/7370
Título: | Guias florísticos de plantas aquáticas e palustres em formações paludosas de restinga no município de Guimarães - MA |
Título(s) alternativo(s): | Floristic guides to aquatic and palustrine plants in restinga paludosa formations in the municipality of Guimarães - MA |
Autor(es): | PIRES, Shayane Ferreira |
Palavras-chave: | biodiversidade; educação ambiental; ensino de botânica; flora aquática. biodiversity; environmental education; botany teaching; aquatic flora. |
Data do documento: | 18-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO As plantas aquáticas e palustres apresentam a capacidade de suportar à submersão permanente ou periódica do seu sistema radicular, permitindo sua adaptação a ambientes verdadeiramente aquáticos e áreas paludosas. O ensino de Botânica não deve se limitar apenas ao livro didático, o que torna necessário a realização de aulas práticas, especialmente em ambientes naturais. Dessa forma, torna-se crucial o desenvolvimento de materiais didáticos complementares que contribuam para uma aprendizagem significativa da Botânica. Frequentemente, os vegetais ilustrados em livros didáticos geralmente não estão presentes no cotidiano dos alunos, o que limita o estudo a espécies nunca vistas por eles. Diante desse contexto, o presente estudo teve como objetivo elaborar dois guias florísticos da vegetação aquática e palustre com ocorrência no município de Guimarães (MA). As espécies coletadas foram identificadas utilizando a literatura específica, herbários virtuais e consulta a taxonomistas. O trabalho resultou em um guia científico com 29 espécies e um guia didático com 10 espécies. Os guias destinam-se ao uso no ensino de Botânica, tanto em aulas práticas quanto teóricas. Por sua vez, o guia científico, além de servir para aulas de campo, poderá ser usado também por pesquisadores durante expedições de campo, auxiliando na identificação das espécies. |
Descrição: | ABSTRACT Aquatic and palustrine plants have the ability to withstand permanent or periodic submersion of their root system, allowing them to adapt to truly aquatic environments and paluded areas. Botany teaching should not be limited to textbooks alone, which makes practical classes necessary, especially in natural environments. Therefore, the development of complementary teaching materials that contribute to meaningful learning of Botany becomes crucial. Often, the plants illustrated in textbooks are not present in students' daily lives, which limits the study to species they have never seen before. Given this context, the present study aimed to develop two floristic guides for aquatic and palustrine vegetation occurring in the municipality of Guimarães (MA). The collected species were identified using specific literature, virtual herbaria and consultation with taxonomists. The work resulted in a scientific guide with 29 species and a teaching guide with 10 species. The guides are intended for use in teaching Botany, both in practical and theoretical classes. In turn, the scientific guide, in addition to being used for field classes, can also be used by researchers during field expeditions, helping to identify species. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7370 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Ciências Naturais/Biologia do Campus de Pinheiro |
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