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Título: Saúde mental de professores da educação básica em tempo de pândemia na cidade de Pinheiro/MA
Título(s) alternativo(s): Mental health of basic education teachers in times of pandemic in the city of Pinheiro/MA
Autor(es): ROCHA, Joel
Palavras-chave: professores da educação básica;
saúde mental;
pandemia do Covid- 19.
basic education teachers;
mental health;
covid-19 pandemic.
Data do documento: 22-Dez-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO A saúde mental de professores da educação básica em tempo de pandemia na cidade de Pinheiro/MA é um tema importante utilizado para avaliar a saúde dos profissionais da educação no município no período da pandemia, a saber como a saúde emocional de um grupo de profissionais da educação básica do município foi impactada pela covid- 19 diante da intensidade e complexidade dos trabalhos durante a pandemia do covid- 19. Nosso objetivo visou avaliar os impactos negativos da pandemia do COVID -19 na saúde mental dos professores de 5 escolas públicas da educação básica e 5 escolas privadas do município, identificando fatores relevantes do trabalho dos professores nas escolas que interferem no seu desempenho cotidiano, além de fatores externos ao trabalho dos professores que os desmotivaram no período pandêmico de forma a apontar possíveis problemas afeitos a saúde mental/emocional resultantes desse período que impactaram negativamente na vida dos professores. Foi realizado uma pesquisa quali-quantitativa visando identificar possíveis impactos psicoemocionais dos professores ocasionado por esse período. Como resultados obtivemos temor pela morte, déficit financeiro, falta de apoio do governo, intensidade de trabalho, dificuldade com o trabalho remoto, aumento do estresse e sequelas resultantes da pandemia como fatores impactantes da saúde mental dos professores.
Descrição: ABSTRACT The mental health of basic education teachers during the pandemic in the city of Pinheiro/MA is an important topic used to assess the health of education professionals in the city during the pandemic, namely how the emotional health of a group of education professionals basic education in the municipality was impacted by covid-19 due to the intensity and complexity of work during the covid-19 pandemic. Our objective was to evaluate the negative impacts of the COVID-19 pandemic on the mental health of teachers from 5 public basic education schools and 5 private schools in the city, identifying relevant factors in the work of teachers in schools that interfere with their daily performance, in addition to factors external to the work of teachers that demotivated them during the pandemic period in order to point out possible problems affecting mental/emotional health resulting from this period that negatively impacted the lives of teachers. Quali-quantitative research was carried out to identify possible psycho- emotional impacts on teachers caused by this period. As results, we obtained fear of death, financial deficit, lack of government support, work intensity, difficulty with remote work, increased stress and consequences resulting from the pandemic as factors impacting teachers' mental health.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7410
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Ciências Naturais/Biologia do Campus de Pinheiro

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