Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7413
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SANTANA, Euzilane Alvino | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-06T13:29:39Z | - |
dc.date.available | 2024-03-06T13:29:39Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/7413 | - |
dc.description | ABSTRACT The way of teaching nowadays, especially Geography, which is addressed in this work, faces the need to seek new approaches to this field of knowledge, due to the constant changes in the world and in people's lives, particularly with the constant technological innovations observed day by day. Thus, it is understood that there is no longer room for traditional teaching, requiring the application of more dynamic methods, as has been specifically demanded since 1998 with the National Curriculum Parameters (PCNs) and, more recently, with the BNCC (Common National Curriculum Base). In this sense, the aim is to help the student understand that they are not just spectators, but active agents who transform, hence the importance of constructing a critical view of the geographical space and society. For this to happen, the teaching-learning process cannot be confined to the teacher's discourse linked to the textbook and assessment through exercise memorization; it is essential to use approaches with new pedagogical practices that allow students to build new and complex understandings of reality. The objective of this research is to understand the importance of music as a didactic resource for teaching Geography in basic education. To achieve this, the methodology used was bibliographic research on the topic, with a qualitative research approach and action research procedures. Finally, music can be understood as an innovative teaching tool that can enrich the teaching process and awaken students' critical awareness of the geographical space. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO A maneira de ensinar na atualidade, em especial, a Geografia, que é tratado neste trabalho, se depara com a necessidade de buscar novas formas de abordagens desse campo do saber, em decorrência das constantes transformações no mundo e na vida dos sujeitos, principalmente com as inovações tecnológicas verificadas dia após dia. Dessa forma, entende-se que não há maislugar que caiba o ensino tradicional,sendo preciso a aplicação de métodos mais dinâmicos, conforme é exigido de forma mais pontual desde 1998 com os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e, recentemente com a BNCC (Base Nacional Curricular Comum). Nesse sentido, o intuito é ajudar o aluno a entender que ele não é um espectador, mas um sujeito que atua e que transforma e, por isso, a importância da construção de um olhar crítico sobre o espaço geográfico e a sociedade. Para que isso ocorra o processo ensino-aprendizagem não pode ficar centrado ao discurso do professor interligado ao livro didático e à avaliação por meio de memorização de exercícios. É imprescindível o uso de abordagens com novas práticas pedagógicas que permitam levar os alunos a construírem compreensões críticas e complexas sobre a realidade. Tem-se como objetivo dessa pesquisa, compreender a importância da música enquanto recurso didático para o ensino de Geografia na educação básica. Para isso, a metodologia utilizada foi, pesquisa bibliográfica sobre o tema, quanto à abordagem vale-se da pesquisa qualitativa e em relação aos procedimentos pauta-se na pesquisa-ação. Por fim, pode- se entender a música enquanto ferramenta de ensino inovadora que pode enriquecer o processo de ensino e despertar a consciência crítica dos educandos sobre o espaço geográfico. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | geografia; | pt_BR |
dc.subject | música; | pt_BR |
dc.subject | ensino; | pt_BR |
dc.subject | aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | geography; | pt_BR |
dc.subject | music; | pt_BR |
dc.subject | teaching; | pt_BR |
dc.subject | learning. | pt_BR |
dc.title | A música enquanto recurso didático para o ensino de geografia: Uma análise por meio da pesquisa-ação no 8o ano da escola municipal Raimundo Nonato Bogea Ribeiro – Grajaú/MA | pt_BR |
dc.title.alternative | Music as a didactic resource for teaching geography: An analysis through action research in the 8th grade of the Raimundo Nonato Bogea Ribeiro municipal school - Grajaú/MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EUZILANEALVINOSANTANA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.