Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7416
Título: Analise dos temas ambientais nos livros didáticos de Geografia do 9o ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Analysis of environmental themes in 9th grade Geography textbooks elementary school
Autor(es): SILVA, Adoan Oliveira da
Palavras-chave: educação ambiental;
geografia;
ensino fundamental.
environmental education;
geography;
elementary school.
Data do documento: 28-Fev-2024
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO A Educação Ambiental é indispensável na base curricular dos alunos, pois é parte integradora para a melhoria da qualidade de vida da sociedade como um todo. Aliado a ela, a geografia vem como um meio de conscientizar sobre as realidades vividas em diferentes partes do mundo. Como também discutir a ligação do ser humano com a natureza e ressaltar essa ligação que resulta no desgaste do meio ambiente. Deste modo, os livros e conteúdos utilizados pelos alunos, devem estar integrados com a sua realidade vivida no dia a dia. O objetivo geral deste trabalho foi analisar de que forma os conteúdos de Educação Ambiental estão sendo trabalhados nos livros didáticos de Geografia do 9o ano do Ensino Fundamental. Desta forma, a pesquisa bibliográfica foi utilizada como forma de juntar dados e informações, proporcionando uma sustentação teórica para a realização do trabalho. O trabalho foi constituído em 3 etapas, a primeira etapa abarcou-se no estudo de obras bibliográficas referente o tema da Educação Ambiental, analisando as importâncias das obras para a utilização no tema, como também suas colaborações no estudo no Ensino Fundamental. A segunda etapa consistiu-se na análise de três livros didáticos de Geografia do 9o ano do Ensino Fundamental. E, por fim, a terceira fase do trabalho traduz-se em uma análise geral dos conteúdos sobre o que foi estudado, trazendo os resultados alcançados com o ideal de aprendizado que deve apresentados através do livro didático, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Constituição Federal (CF) de 1988, que regulamenta e garante o ensino da educação ambiental em todos os níveis de ensino. Desta forma, conclui-se, que todos os livros didáticos analisados e examinados estão de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Educação, respeitando os critérios para sua publicação, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais.
Descrição: ABSTRACT Environmental Education is essential in the students' curriculum, as it is an integral part of improving the quality of life of society as a whole. Allied to it, geography comes as a means of raising awareness about the realities experienced in different parts of the world. As well as discussing the connection between human beings and nature and highlighting this connection that results in the degradation of the environment. In this way, the books and content used by students must be integrated with their everyday reality. The general objective of this work was to analyze how Environmental Education contents are being used in Geography textbooks for the 9th year of Elementary School. In this way, bibliographical research was used as a way of gathering data and information, providing theoretical support for carrying out the work. The work consisted of 3 stages, the first stage covered the study of bibliographical works relating to the topic of Environmental Education, analyzing the importance of the works for use in the topic, as well as their collaboration in the study in Elementary Education. The second stage consisted of the analysis of three Geography textbooks from the 9th year of Elementary School. And, finally, the third phase of the work translates into a general analysis of the contents of what was studied, bringing the results achieved with the ideal learning that must be presented through the textbook, in accordance with the National Curricular Parameters (PCNs) and the Federal Constitution (CF) of 1988, which regulates and guarantees the teaching of environmental education at all levels of education. In this way, it is concluded that all the textbooks analyzed and examined are in accordance with the standards established by the Ministry of Education, respecting the criteria for their publication, in accordance with the National Curricular Parameters.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7416
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

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