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Título: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA ANTONIO FONTENELE E SUA INFLUÊNCIA NO ENSINO
Título(s) alternativo(s): ENVIRONMENTAL EDUCATION PRACTICES AT THE AGRICULTURAL FAMILY SCHOOL ANTONIO FONTENELE AND HIS INFLUENCE ON TEACHING
Autor(es): SILVA, Deuciane Jardim Amorim da
Palavras-chave: Educação do campo;
Pedagogia da Alternância;
Educação Ambiental;
Ensino aprendizagem
Countryside education;
Pedagogy of Alternation;
Environmental education;
Teaching and learning
Data do documento: 17-Fev-2024
Editor: UFMA
Resumo: O presente estudo foi conduzido na Escola Família Agrícola Antonio Fontenele, com o propósito de investigar as práticas de Educação Ambiental e seu impacto no ensino das turmas do 6º ao 9° do ensino fundamental. A escola adota a Pedagogia da Alternância como método educacional, buscando proporcionar aos alunos uma maior interação com o meio ambiente, com o intuito de promover discussões sobre temas relacionados à sustentabilidade. Dentre as atividades propostas aos alunos, destacam-se aquelas realizadas nas áreas de produção, que adotam princípios visando diminuir a dependência de insumos externos e promover a conservação de recursos naturais por meio da reciclagem de energia e nutrientes, utilizando sistemas produtivos integrados e diversificados. Além disso, são promovidas práticas de Educação Ambiental, como a compostagem, com o objetivo de enriquecer a aprendizagem dos alunos. Essas práticas incluem o cultivo de plantas anuais e perenes, associadas à criação de animais e à preservação da floresta. O público-alvo deste estudo foi composto por 50 alunos, que participaram respondendo a um roteiro de entrevista. Para a coleta de dados, também foram realizadas observações em aulas práticas no campo e uma análise do Projeto Político Pedagógico da escola. Observa-se que a escola promove um ensino que integra questões ambientais no cotidiano dos alunos. Sua abordagem pedagógica considera o contexto histórico e a realidade vivida pelos estudantes. Além disso, a escola está profundamente ligada à história e à cultura dos povos campesinos, incorporando esses conhecimentos em sua metodologia de ensino. As práticas educacionais oferecidas aos alunos contribuem significativamente para a promoção da Educação Ambiental.
Descrição: This study was conducted at the Antonio Fontenele Agricultural Family School, with the purpose of investigating the practices of Environmental Education and their impact on the teaching of classes from the 6th to the 9th years of elementary school. The school adopts the Pedagogy of Alternation as an educational method, seeking to provide students with greater interaction with the environment, to promote discussions on topics related to sustainability. Among the activities proposed to the students, those carried out in the production areas stand out. These adopt principles aimed at reducing dependence on external inputs and promoting the conservation of natural resources through the recycling of energy and nutrients, using integrated and diversified production systems. In addition, Environmental Education practices, such as composting, are promoted with the aim of enriching student learning. These practices include the cultivation of annuals and perennials, associated with animal husbandry and forest preservation. The target audience of this study was composed of 50 students, who participated by answering a questionnaire. For data collection, observations were also carried out in practical lectures in the field and by analyzing the school's Political Pedagogical Project. We observed that the school promotes a teaching that integrates environmental issues into the students' daily lives. Its pedagogical approach considers the historical context and the reality experienced by the students. In addition, the school is deeply connected to the history and culture of peasant peoples, incorporating this knowledge into its teaching methodology. The educational practices offered to students contribute significantly to the promotion of Environmental Education.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7418
Aparece nas coleções:TCC do Curso de Graduação em Educação do Campo/Ciências Agrárias do Campus de Bacabal

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