Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7419
Título: ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DA LITERATURA DE CORDEL EM UMA ESCOLA PÚBLICA MARANHENSE
Título(s) alternativo(s): TEACHING PHYSICS THROUGH CORDEL LITERATURE IN A SCHOOL MARANHENSE PUBLIC
Autor(es): OLIVEIRA, Ana Cláudia Silva de
Palavras-chave: Cultura popular brasileira;
Ensino de ciências;
Ferramentas lúdicas;
Popularização das ciências
Brazilian popular culture;
Science teaching;
Playful tools;
Popularization of sciences
Data do documento: 19-Dez-2023
Editor: UFMA
Resumo: Este trabalho trás uma investigação sobre o uso da literatura de cordel como recurso didático no ensino de física na escola Centro de Ensino Roberto Sarney. A necessidade de abordar este tema é a preservação da cultura popular brasileira, buscando uma aproximação entre os conceitos complexos das disciplinas exatas com o dia a dia do aluno, trazendo também uma alternativa que transforme o ensino arcaico, autoritário e de memorização que ainda é utilizado principalmente na disciplina de física em um processo muito mais interessante e divertido. O objetivo aqui é analisar a literatura de cordel como recurso didático no processo de ensino aprendizagem na área de Física, seu potencial, relevância e suas contribuições no desenvolvimento crítico e cultural dos alunos da escola Centro de Ensino Roberto Sarney. Para analisar as potencialidades e desafios da utilização desta abordagem didática, foi realizada uma intervenção no ensino de física na escola Centro de Ensino Roberto Sarney e descrevemos aqui as ações e reflexões acerca dos resultados que foram obtidos por meio desta intervenção. Por meio da leitura da experiência aqui descrita, os professores que estão buscando uma forma mais interessante de trabalhar os conteúdos não só físicos, mas também de outras disciplinas, encontraram uma ferramenta capaz de auxiliá-los e aproximá-los de seus alunos e cada leitor encontrará um novo leque de possibilidades que torne o processo de ensino-aprendizagem cada vez mais significativo e prazeroso.
Descrição: This work presents an investigation into the use of cordel literature as a teaching resource in teaching physics at the Centro de Ensino Roberto Sarney school. The need to address this topic is the preservation of Brazilian popular culture, seeking an approximation between the complex concepts of exact disciplines and the student's daily life, also bringing an alternative that transforms the archaic, authoritarian and memorization teaching that is still used mainly in the physics discipline in a much more interesting and fun process. The objective here is to analyze cordel literature as a teaching resource in the teaching-learning process in the area of Physics, its potential, relevance and its contributions to the critical and cultural development of students at the Centro de Ensino Roberto Sarney school. To analyze the potential and challenges of using this didactic approach, an intervention was carried out in the teaching of physics at the Centro de Ensino Roberto Sarney school and we describe here the actions and reflections on the results that were obtained through this intervention. By reading the experience described here, teachers who are looking for a more interesting way of working with content, not only physical, but also from other disciplines, have found a tool capable of helping them and bringing them closer to their students and each reader. You will find a new range of possibilities that make the teaching-learning process increasingly meaningful and enjoyable.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7419
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Educação do Campo/Ciências da Natureza e Matemática do Campus de Bacabal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Cláudia Silva de Oliveira_TCC.pdfTCC de Graduação5,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.