Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7421
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dc.contributor.authorMONTEIRO, Raul Carvalho-
dc.date.accessioned2024-03-11T11:29:52Z-
dc.date.available2024-03-11T11:29:52Z-
dc.date.issued2024-03-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7421-
dc.descriptionABSTRACT The relationship between family and school can play a fundamental role in children's education, especially in Early Childhood Education. Collaborative and friendly interaction between these two institutions can directly benefit children's development, covering motor, emotional, social and learning aspects. Based on this, this study aims to identify the contributions of the family-school relationship to the development of children in Early Childhood Education, based on recent studies published in Brazilian journals. This is a bibliographical study with a qualitative approach. Ten articles cited in Google Scholar and published in the last five years (2019-2023), which deal with the theme "family-school relationship in early childhood education" were selected as the search tool. From the searches, it was concluded that the distance and lack of interaction between these two educational entities may be intrinsically linked to problems in children's overall development. In this sense the family-school relationship is a vital element for the integral development of children in early childhood education. The harmonious and collaborative partnership between these two educational institutions must be inseparable and permanent, since, despite their differences and particularities, they complement each other by inheriting the same common goal: the full educational development of the child-student.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO A relação entre família e escola pode desempenhar um papel fundamental na educação das crianças, especialmente na Educação Infantil. A interação colaborativa e amigável entre essas duas instituições torna-se capaz de beneficiar diretamente o desenvolvimento da criança, abrangendo aspectos motores, emocionais, sociais e da aprendizagem. Com base nisso, esse estudo tem o objetivo de identificar as contribuições da relação família-escola para o desenvolvimento de crianças na Educação Infantil a partir dos estudos recentes publicados em periódicos brasileiros. A pesquisa é do tipo bibliográfica com abordagem qualitativa. Foram selecionados dez artigos citados no Google Scholar e publicados nos últimos cinco anos (2019-2023), os quais tratam da temática “relação família-escola na educação infantil” como ferramenta de busca. A partir das buscas, concluiu-se que o distanciamento e a falta de interação entre essas duas entidades educativas podem estar intrinsecamente ligados aos problemas de desenvolvimento global das crianças. Nesse sentido, a relação Família-Escola é um elemento vital para o desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil. A parceria harmoniosa e colaborativa entre essas duas instituições formadoras deve ser indissociável e permanente, uma vez que, apesar de suas diferenças e particularidades, se complementam por herdarem o mesmo objetivo comum, o pleno desenvolvimento educacional do filho-aluno.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEducação Infantil;pt_BR
dc.subjectfamília;pt_BR
dc.subjectescola.pt_BR
dc.subjectEarly Childhood Education;pt_BR
dc.subjectfamily;pt_BR
dc.subjectschool.pt_BR
dc.titleRelação família-escola e contribuições dos estudos recentes para o desenvolvimento de crianças na Educação Infantilpt_BR
dc.title.alternativeThe family-school relationship and the contributions of recent studies to the development of children in Early Childhood Educationpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

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