Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7422
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUSA, Valdilene Santos de-
dc.date.accessioned2024-03-11T11:34:44Z-
dc.date.available2024-03-11T11:34:44Z-
dc.date.issued2024-03-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7422-
dc.descriptionABSTRACT Environmental Education is essential for student learning, as it is an integral part of improving the quality of life of society as a whole. Allied to it, Geography comes as a means of raising awareness about the realities experienced in different parts of the world, as well as discussing the connection between human beings and the environment. In this way, the books and content used by students must be integrated with their daily reality. The general objective of this work was to analyze how the theme of Environmental Education is present in 8th grade Geography textbooks in a municipal public school in Grajaú – MA. In this way, bibliographical research was used as a way of collecting data and information, providing theoretical support from authors such as: Borges (2001), Brasil (2001), Callai (2010), Duarte (1993), Ferreira (2012) , among others. To carry out this work, which was organized in 3 stages, the first stage was developed through research in bibliographic sources and documentary analysis, such as the PCN's, the BNCC and the PNLD. The second concerns the selection of two textbooks, namely “Inside Geography” and “Willingness to Know Geography”. In the second stage, I identified the topics in which environmental issues are addressed and, as a third step, the analysis of the main aspects relating to Environmental Education present (or absent) in the selected textbooks. It is noted that the books analyzed have important and accessible characteristics, address the topic of Environmental Education very broadly, according to their authors' conceptions of education and allow the opening of possibilities such as interdisciplinarity.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO A Educação Ambiental é indispensável na aprendizagem dos alunos, pois é parte integradora para a melhoria da qualidade de vida da sociedade como um todo. Aliada a ela, a Geografia vem como um meio de conscientizar sobre as realidades vividas em diferentes partes do mundo, como também discutir a ligação do ser humano com o meio ambiente. Deste modo, os livros e conteúdos utilizados pelos alunos, devem estar integrados com a sua realidade cotidiana. O objetivo geral deste trabalho foi analisar de que forma a temática da Educação Ambiental está presente nos livros didáticos de Geografia do 8o ano numa escola pública municipal de Grajaú – MA. Desta forma, a pesquisa bibliográfica foi utilizada como forma de coletar dados e informações, proporcionando uma sustentação teórica a partir de autores como: Borges (2001), Brasil (2001), Callai (2010), Duarte (1993), Ferreira (2012), dentre outros. Para a realização desse trabalho que foi organizado em 3 etapas, a primeira etapa foi desenvolvida através de pesquisa em fontes bibliográficas e análise documental, como os PCN’s, a BNCC e o PNLD. A segunda, diz respeito à seleção de dois livros didáticos sendo eles “Por dentro da Geografia” e “Vontade de saber Geografia” no segundo momento identifiquei os tópicos em que as questões ambientais são abordadas e, como terceira etapa, a análise dos principais aspectos referentes à Educação Ambiental presentes (ou ausentes) nos livros didáticos selecionados. Nota-se que os livros analisados trazem características importantes e acessível, abordam a temática da Educação Ambiental muito amplo, conforme as concepções de educação de seus autores e permitem a abertura de possibilidades como a interdisciplinaridade.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEducação Ambiental;pt_BR
dc.subjectGeografia;pt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental.pt_BR
dc.subjectEnvironmental Education;pt_BR
dc.subjectGeography;pt_BR
dc.subjectElementary School.pt_BR
dc.titleOs livros didáticos de geografia e a temática da educação ambiental: a realidade do 8 ano do ensino fundamental numa escola pública municipal de Grajaú – MApt_BR
dc.title.alternativeGeography textbooks and the theme of environmental education: the reality of the 8th grade in a municipal public school in Grajaú - MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VALDILENESANTOSDESOUSA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso472,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.