Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7423
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dc.contributor.authorMIRANDA, Rhuanna Laylla Oliveira-
dc.date.accessioned2024-03-11T11:38:59Z-
dc.date.available2024-03-11T11:38:59Z-
dc.date.issued2023-10-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7423-
dc.descriptionABSTRACT Inclusive education has been debated in various environments in society, but, above all, it is in the school environment where social inclusion occurs. The present study aims to identify the challenges faced by educational support teachers when caring for students with Autism Spectrum Disorder – ASD in a municipal school in Grajaú-MA. The methodology was based on exploratory research using a case study applied to the reality of educational support professionals at a school in that city. Data were collected through semi-structured interviews and the analysis was essentially qualitative. It was identified that support professionals promote strategies for the social and educational inclusion of students in ASD, but there is a lack of support, especially from the municipality's Department of Education with regard to pedagogical support and training for students who are enrolled. Through bibliographical research and also field research, it was possible to observe the scarcity of published works in this area. These teachers did not have specific training or experience to work with specialized educational services in ASD. The important role of the family in monitoring their children at school is highlighted, as not all children receive full support from their parents.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO A educação inclusiva tem sido debatida em vários ambiente na sociedade, mas, sobretudo, é no ambiente escolar onde ocorre a inclusão social. O presente estudo tem como objetivo identificar os desafios enfrentados pelos docentes de apoio educacional no atendimento de discentes com Transtorno do Espectro Autista – TEA em uma escola municipal de Grajaú-MA. A metolodogia foi baseada na pesquisa do tipo exploratória com a utilização do estudo de caso aplicado à realidade das profissionais de apoio educacional de uma escola da referia cidade. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e a análise foi essencialmente qualitativa. Identificou-se que as profissionais de apoio promovem estratégias para a inclusão social e educacional dos discentes no TEA, mas há uma falta de apoio, especialmente da Secretaria de Educação do município no que se refere a suporte pedagógico e capacitação discente que está matriculado. Através de pesquisa bibliográfica e também pesquisa de campo pôde observar a escassez de trabalhos publicados nessa área. Essas docentes não possuíam formação específica e nem experiências para trabalharem com o atendimento educacional especializado em TEA. Ressalta-se o papel importante da família junto do acompanhamento de seus filhos na escola, pois não são todos os que recebem pleno acompanhamento dos pais.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEducação Inclusiva;pt_BR
dc.subjectautismo;pt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializado.pt_BR
dc.subjectInclusive Education;pt_BR
dc.subjectautism;pt_BR
dc.subjectSpecialized Educational Service.pt_BR
dc.titleDesafios educacionais no atendimento ao discente com Transtorno do Espectro Autista: estudo de caso em uma escola de Grajaú-MApt_BR
dc.title.alternativeEducational challenges in the care of students with Autism Spectrum Disorder Disorder: a case study in a school in Grajaú-MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

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