Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7425
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | CARDOSO, Railson Da Conceição | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-12T16:12:29Z | - |
dc.date.available | 2024-03-12T16:12:29Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/7425 | - |
dc.description | ABSTRACT This study focuses on the conditions for meaningful learning of plane geometry content at the Roseli Nunes Field Education Center, a state-run field school located in P.A CIGRA, in the municipality of Lagoa Grande do Maranhão, which has been offering a high school course linked to the Agricultural Technician qualification since 2009. The research subjects consist of a total of 36 students enrolled in the 2nd grade, whose ages range from 16 to 21, and most of whom are graduates of schools located in the countryside. Therefore, the analysis proposed here started with a discussion on the compatibility between Significant Learning Theory and the Van Hiele Model. To this end, in addition to the literature review, we used the Flat Geometry Prior Knowledge Test and the Van Hiele Test, which analyze, respectively, prior knowledge and levels of geometric thinking. As a result, none of the students are at the levels of geometric thinking required for secondary school, nor have they consolidated much basic knowledge of plane geometry. This has contributed to the need to better verify the degree and nature of the learning gaps in geometry in secondary schools in the countryside. Furthermore, the results of this work corroborate discussions on the importance of debates on the teaching and learning of plane geometry in rural schools seeking to incorporate or create tools, approaches, theories or models capable of encompassing part of the complexity of teaching and learning school mathematics. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Este trabalho se volta a abordar as condições para recorrência de aprendizagem significativa de conteúdos de geometria plana no Centro de Educação do Campo Roseli Nunes, a saber uma Escola do Campo, pública da rede estadual, localizada no P.A CIGRA, município de Lagoa Grande do Maranhão e que oferta, desde o ano de 2009, o curso de Ensino Médio atrelado à qualificação de Técnico em Agropecuária. Os sujeitos da pesquisa consistem em um total de 36 discentes matriculados na 2a série, cujas idades variam de 16 até 21 anos, e, em sua maioria, são egressos de escolas situadas no campo. De modo que, a análise aqui proposta partiu da discussão sobre a compatibilidade entre Teoria da Aprendizagem Significativa e Modelo Van Hiele. Para isso, recorreu-se, além da revisão bibliográfica, à aplicação do Teste de Conhecimentos Prévios de Geometria Plana e do Teste Van Hiele, que analisam, respectivamente, conhecimentos prévios e níveis de pensamento geométrico. Como resultado, tem-se que nenhum dos alunos está nos níveis de pensamento geométrico ensejado para o Ensino Médio, tampouco, eles têm consolidados muitos conhecimentos básicos da geometria plana. Isso contribuiu para a necessidade de se melhor verificar o grau e a natureza das defasagens de aprendizado em geometria no Ensino Médio da Escola do Campo. Além do mais, os resultados deste trabalho corroboram com as discussões sobre a importância de os debates sobre ensino-aprendizagem de geometria plana nas Escolas do Campo buscar incorporar ou criar ferramentas, abordagens, teorias ou modelos capazes de abarcar parte da complexidade do ensino-aprendizagem da matemática escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.subject | níveis de pensamento geométrico. | pt_BR |
dc.subject | escola do campo. | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo. | pt_BR |
dc.subject | Meaningful learning. | pt_BR |
dc.subject | levels of geometric thinking. | pt_BR |
dc.subject | rural school. | pt_BR |
dc.subject | rural education. | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem significativa de geometria plana e níveis de pensamento geométrico na escola do campo: Uma análise da 2a série do Centro de Educação do Campo Roseli Nunes, Lagoa Grande do Maranhão - MA | pt_BR |
dc.title.alternative | Meaningful learning of plane geometry and levels of geometric thinking in rural schools: An analysis of the 2nd grade of the Roseli Nunes Rural Education Center, Lagoa Grande do Maranhão - MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Educação do Campo/Ciências da Natureza e Matemática do Campus de Bacabal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RAILSONDACONCEIÇÃOCARDOSO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 780,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.