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http://hdl.handle.net/123456789/7427
Título: | Planejamento de trânsito em Grajaú-MA: análise e proposições para o reordenamento do trânsito no perímetro urbano das rodovias BR-226 e MA-006 |
Autor(es): | SOUSA, Anatan Gomes de |
Palavras-chave: | espaço urbano; planejamento de trânsito; ordenamento territorial; rodovias. urban space; traffic planning; land use planning; highways. |
Data do documento: | 19-Set-2023 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | A presença de rodovias que cortam as cidades brasileiras é uma realidade em todo o país. Estas rodovias ao cruzarem os limites dos perímetros urbanos acarretam uma série de externalidades, tanto positivas quanto negativas, tema que consequentemente imprime uma complexidade de reflexões e fomenta necessidades urgentes de tomada de decisões, tanto por parte do poder público quanto dos cidadãos enquanto usuários e eventuais sujeitos expostos a riscos, prejuízos materiais e/ou tornados vítimas fatais. A partir da necessidade de se produzir uma pesquisa voltada para a realidade do trânsito no município de Grajaú, debruçou-se sobre estudos de planejamento urbano com ênfase em reordenamento de trânsito em vias urbanas e traçou como seu objeto de estudo as rodovias BR-226 e MA-006, as quais cruzam o perímetro urbano da cidade. Assim, o objetivo central foi analisar o trânsito de Grajaú a partir da extensão das rodovias BR-226 e MA-006 em perímetro urbano, considerando os índices de acidentes de trânsito, os impactos do efeito barreira gerado por estas rodovias aos cidadãos nos processos de travessias, tendo em vista a proposição do reordenamento das mesmas de modo a propiciar um trânsito seguro e eficiente aos usuários. Esta pesquisa possui caráter descritivo, documental e de campo. A partir dos estudos bibliográficos, analisaram- se os documentos e dados produzidos pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (DETRAN/MA) e Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Grajaú (DMTT), a fim de fazer o levantamento dos indicadores de frota veicular, condutores habilitados e acidentes de trânsito. A pesquisa de campo foi realizada para observação e escolha dos pontos a serem analisados nas duas rodovias. Foram selecionados 12 pontos e aplicou-se a Matriz CPD (Condicionantes, Potencialidades e Deficiências) para analisar as variáveis: pavimentação, sinalização, drenagem pluvial, iluminação e acessibilidade. A análise dos dados foi essencialmente qualitativa e os dados estatísticos subsidiaram apenas a elaboração de quadros e gráficos. A presente pesquisa identificou a necessidade de intervenção em todas as variáveis analisadas, haja vista que as condicionantes apresentadas por todas elas evidenciaram algumas deficiências estruturais que comprometem diretamente a funcionalidade destas, comprometendo assim a dinâmica do tráfego urbano de Grajaú. A presente pesquisa conclui a necessidade de intervenção do poder municipal, e demais órgãos competentes em oferecer um trânsito seguro e eficaz aos usuários, através do reordenamento do trânsito no âmbito das rodovias. |
Descrição: | The presence of highways that cut through Brazilian cities is a reality throughout the country. These highways, when crossing the limits of urban perimeters, result in a series of externalities, both positive and negative, a topic that consequently creates a complexity of reflections and encourages urgent decision-making needs, both on the part of the public authorities and citizens as users and eventual subjects exposed to risks, material damage and/or becoming fatal victims. Based on the need to produce research focused on the reality of traffic in the municipality of Grajaú, it focused on urban planning studies with an emphasis on traffic reorganization on urban roads and outlined as its object of study the BR-226 and MA-006, which cross the urban perimeter of the city. Thus, the central objective was to analyze traffic in Grajaú based on the extension of the BR-226 and MA-006 highways in the urban perimeter, considering the rates of traffic accidents, the impacts of the barrier effect generated by these highways on citizens in the processes of crossings, with a view to proposing their reorganization in order to provide safe and efficient traffic for users. This research has a descriptive, documentary and field nature. Based on bibliographical studies, documents and data produced by the State Department of Traffic of Maranhão (DETRAN/MA) and the Municipal Department of Traffic and Transport of Grajaú (DMTT) were analyzed in order to survey vehicle fleet indicators licensed drivers and traffic accidents. Field research was carried out to observe and choose the points to be analyzed on the two highways. 12 points were selected and the Matrix CPD was applied (conditioning, Potentials and Deficiencies) to analyze the variables: paving, signage, rainwater drainage, lighting and accessibility. Data analysis was essentially qualitative and statistical data only supported the creation of tables and graphs. This research identified the need for intervention in all the variables analyzed, given that the conditions presented by all of them highlighted considerable levels of structural deficiencies that directly compromise functionality in an efficient manner, thus compromising the entire dynamics of urban traffic in Grajaú. This research concludes the need for intervention by municipal authorities and other competent bodies in offering safe and effective traffic to users, through the reorganization of traffic on highways. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7427 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú |
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ANATANGOMESDESOUSA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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