Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7429
Título: Residência pedagógica: desafios e estratégias no ensino remoto emergencial durante a pandemia
Título(s) alternativo(s): Teaching residency: challenges and strategies in emergency remote teaching during the pandemic
Autor(es): SANTOS, Debora Cristina Oliveira
Palavras-chave: Ensino a Distância;
Formação de Professores;
UFMA.
Distance learning;
Teacher training;
UFMA.
Data do documento: 9-Jan-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Resumo Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com base na experiência com o ensino remoto emergencial na disciplina de Biologia, vivida durante a participação no Programa Residência Pedagógica de novembro de 2020 a abril de 2022. Teve como objetivo, portanto, refletir sobre a prática docente durante a pandemia da COVID-19, conhecer barreiras estabelecidas na relação aluno-professor e analisar as estratégias utilizadas para evitar a evasão escolar, proporcionar acesso ao conteúdo pedagógico curricular e a participação ativa nas aulas online. A pesquisa partiu dos seguintes questionamentos: Quais desafios foram enfrentados durante a implementação dessa modalidade? Quais estratégias foram adotadas para combater esses desafios? Para a realização deste trabalho foi feito uma análise da experiência vivida como bolsista do Programa Residência Pedagógica em uma escola pública da rede estadual da cidade de Codó no Maranhão, durante o isolamento social. Adaptando a sala de aula para o ensino remoto, a escola da rede pública estadual passou a utilizar plataformas digitais de comunicação como o Google Meet©, Google Classroom© e o Youtube©, a distribuição de material impresso, além do Wordwall©, WhatsApp© e Instagram que foram utilizados como aliados para o compartilhamento de informações e conteúdos. A partir da análise das observações das atividades, constatamos que é necessário repensar as práticas de ensino, não apenas para superar antigos problemas, mas também para enfrentar os desafios que surgiram após o final da modalidade de ensino remoto emergencial.
Descrição: Abstract This article presents the results of a research carried out based on the experience with emergency remote teaching in the Biology discipline, experienced during participation in the Pedagogical Residency Program from November 2020 to April 2022. Its objective, therefore, was to reflect on teaching practice during the COVID-19 pandemic, learn about barriers established in the student-teacher relationship and analyze the strategies used to avoid school dropouts, provide access to curricular pedagogical content and active participation in online classes. The research was based on the following questions: What challenges were faced during the implementation of this modality? What strategies have been adopted to combat these challenges? To carry out this work, an analysis was made of the experience lived as a scholarship holder of the Pedagogical Residency Program in a public school in the state network in the city of Codó in Maranhão, during social isolation. Adapting the classroom for remote teaching, the state public school started using digital communication platforms such as Google Meet©, Google Classroom© and Youtube, the distribution of printed material, in addition to Wordwall, WhatsApp© and Instagram who were used as allies for sharing information and content. From the analysis of the observations of the activities, we found that it is necessary to rethink teaching practices, not only to ride out old problems, but also to face the challenges that arose after the end of the emergency remote teaching modality.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7429
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

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