Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7430
Título: | Propostas experimentais contidas em livros didáticos de Biologia usados na cidade de Timbiras (MA): uma visão analítica |
Título(s) alternativo(s): | Experimental proposals in biology textbooks used in the city of Timbiras (MA): an analytical view |
Autor(es): | LOPES, Elenilson Montel |
Palavras-chave: | análise do livro didático; ensino de biologia; laboratório na escola; práticas experimentais; visão analítica. textbook analysis; biology teaching; laboratory at school; experimental practices; analytical vision. |
Data do documento: | 4-Jan-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO O presente trabalho tem como tema Propostas experimentais contidas em livros didáticos de Biologia usados na cidade de Timbiras (MA): uma visão analítica, onde o objetivo é analisar as propostas experimentais contidas em importância e peculiaridades dos livros didáticos utilizados nas escolas, no papel da experimentação na vertente do ensino de Biologia, utilizados em escolas que ofertam o Ensino Médio na rede pública estadual dessa localidade, no ano letivo 2022. Também a forma em que se apresenta e funcionalidade para promoção de qualidade de ensino e aprendizagem, para apropriação do conteúdo, no sentido de entender os tipos e suas de abordagens para somar ao processo de ensino e aprendizagem da área. Essa pesquisa gira em torno da seguinte discussão: Como se apresentam os experimentos sugeridos nos livros de Biologia utilizados nas escolas de Ensino Médio da cidade de Timbiras/Maranhão? Para tanto, busca-se, por meio de uma análise documental, investigar na perspectiva quantitativa e qualitativa apresentar o panorama experimental proposto por os livros didáticos utilizados pelos professores dessa disciplina. |
Descrição: | ABSTRACT The present work has as its theme Experimental proposals contained in Biology textbooks used in the city of Timbiras (MA): an analytical view, where the objective is to analyze the experimental proposals contained in importance and peculiarities of the textbooks used in schools, in the role of experimentation in the teaching of Biology, used in schools that offer High School in the state public network of this locality, in the school year 2022. Also the way in which it is presented and its functionality to promote quality in teaching and learning, for appropriation of the content, in the sense of understanding the types and their approaches to add to the process of teaching and learning in the area. This research revolves around the following discussion: How are the experiments suggested in the biology textbooks used in high schools in the city of Timbiras/Maranhão presented? To this end, the aim is to use a documentary analysis to investigate, from a quantitative and qualitative perspective, the experimental panorama proposed by the textbooks used by teachers of this subject. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7430 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ElenilsonMontelLopes.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 5,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.