Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7430
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLOPES, Elenilson Montel-
dc.date.accessioned2024-03-13T12:29:30Z-
dc.date.available2024-03-13T12:29:30Z-
dc.date.issued2024-01-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7430-
dc.descriptionABSTRACT The present work has as its theme Experimental proposals contained in Biology textbooks used in the city of Timbiras (MA): an analytical view, where the objective is to analyze the experimental proposals contained in importance and peculiarities of the textbooks used in schools, in the role of experimentation in the teaching of Biology, used in schools that offer High School in the state public network of this locality, in the school year 2022. Also the way in which it is presented and its functionality to promote quality in teaching and learning, for appropriation of the content, in the sense of understanding the types and their approaches to add to the process of teaching and learning in the area. This research revolves around the following discussion: How are the experiments suggested in the biology textbooks used in high schools in the city of Timbiras/Maranhão presented? To this end, the aim is to use a documentary analysis to investigate, from a quantitative and qualitative perspective, the experimental panorama proposed by the textbooks used by teachers of this subject.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O presente trabalho tem como tema Propostas experimentais contidas em livros didáticos de Biologia usados na cidade de Timbiras (MA): uma visão analítica, onde o objetivo é analisar as propostas experimentais contidas em importância e peculiaridades dos livros didáticos utilizados nas escolas, no papel da experimentação na vertente do ensino de Biologia, utilizados em escolas que ofertam o Ensino Médio na rede pública estadual dessa localidade, no ano letivo 2022. Também a forma em que se apresenta e funcionalidade para promoção de qualidade de ensino e aprendizagem, para apropriação do conteúdo, no sentido de entender os tipos e suas de abordagens para somar ao processo de ensino e aprendizagem da área. Essa pesquisa gira em torno da seguinte discussão: Como se apresentam os experimentos sugeridos nos livros de Biologia utilizados nas escolas de Ensino Médio da cidade de Timbiras/Maranhão? Para tanto, busca-se, por meio de uma análise documental, investigar na perspectiva quantitativa e qualitativa apresentar o panorama experimental proposto por os livros didáticos utilizados pelos professores dessa disciplina.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectanálise do livro didático;pt_BR
dc.subjectensino de biologia;pt_BR
dc.subjectlaboratório na escola;pt_BR
dc.subjectpráticas experimentais;pt_BR
dc.subjectvisão analítica.pt_BR
dc.subjecttextbook analysis;pt_BR
dc.subjectbiology teaching;pt_BR
dc.subjectlaboratory at school;pt_BR
dc.subjectexperimental practices;pt_BR
dc.subjectanalytical vision.pt_BR
dc.titlePropostas experimentais contidas em livros didáticos de Biologia usados na cidade de Timbiras (MA): uma visão analíticapt_BR
dc.title.alternativeExperimental proposals in biology textbooks used in the city of Timbiras (MA): an analytical viewpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElenilsonMontelLopes.pdfTrabalho de Conclusão de Curso5,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.