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dc.contributor.authorSANTOS, Luciana Batista-
dc.date.accessioned2024-03-13T12:37:49Z-
dc.date.available2024-03-13T12:37:49Z-
dc.date.issued2023-08-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7432-
dc.descriptionABSTRACT The Textbook is an important instrument in the teaching and learning process within the science teaching and in the field of Teaching in Biology, it exerts a strong influence on the pedagogical dynamics normally used by teachers in this area. The experimental activity, which is usually suggested in textbooks, has been considered by the science teaching literature as a very efficient strategy in the indications for improving learning in the science education process. Thus, the present work focused on the analysis of experimental practices present in high school biology textbooks, aiming to identify the quantity and type of experimental approach presented. For that, a research strategy with a qualitative approach, of the exploratory and descriptive type, was adopted, as well as using the technique of content analysis for data collection and interpretation. At first, research was carried out in a high school (EM) in the urban area of the City of Codó / Maranhão to identify the books used by them, then a bibliographical research was carried out for theoretical basis and to end the classification of the types of practical activities (demonstration, verification and investigation). It was identified that all Municipal Schools adopted the same didactic collection titled “Conexões com a Biologia” by Editora Moderna. The book adopted for analysis was the one intended for the third year of high school, by the authors Miguel Thompson and Eloci Peres. The results revealed the presence of nine practical activities, which were classified as: eight Verification and one classified Verification activity. No experimental activity was identified that fit the observational perspective. In general, it was noticed that most of the practices are Verification, as they have closed script models, where a student develops the ability to visualize, identify and correlate the theory with the phenomena of experimentation. Practical investigation activities are still quite absent in textbooks, given the importance of this category in the construction of critical scientific thinking, the importance of study is evident.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O Livro Didático é um importante instrumento no processo de ensino e aprendizagem dentro da escola e no campo do Ensino em Biologia exerce forte influência nas dinâmicas pedagógicas normalmente utilizadas por professores dessa área. Já a atividade experimental, que é costumeiramente sugerida nos livros didáticos, vem sendo considerada pela literatura do ensino de ciências como uma estratégia bastante eficiente nas indicações para melhoria da aprendizagem no processo da educação científica. Dessa forma, o presente trabalho debruçou-se sobre análise das práticas experimentais presentes em livros didáticos de biologia do Ensino Médio, objetivando a identificação de quantidade e do tipo de abordagem experimental apresentada. Para tanto, adotou-se estratégia de pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, bem como usando da técnica da análise de conteúdo para coleta e interpretação dos dados. A princípio foi realiza pesquisa nas escolas do Ensino Médio (EM) da zona urbana da Cidade de Codó/Maranhão para identificar os Livros utilizados, em seguida foi realizada pesquisa bibliográfica para embasamento teórico e, por fim, a classificação das atividades práticas: demonstração, verificação e investigação. Foi identificado que todas as Escolas do Munícipio adotaram a mesma coleção didática titulada “Conexões com a Biologia” da Editora Moderna. O livro adotado para análise foi o destinado ao terceiro ano do Ensino Médio, dos autores Miguel Thompson e Eloci Peres. Os resultados revelaram a presença de nove atividades práticas, sendo elas classificadas como: oito de Verificação e uma classificada atividade de investigação. Não foi identificada nenhuma atividade experimental que se encaixasse na perspectiva de observação. De maneira geral percebeu-se que, a maioria das práticas são de Verificação, pois possuem modelos de roteiro fechado, onde um aluno desenvolve a habilidade de visualizar, identificar e correlacionar a teoria com os fenômenos da experimentação. As atividades práticas investigação ainda são bastante ausentes nos livros didáticos, dado a importância dessa categoria na construção do pensamento científico crítico, fica evidente a importância de estudo.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectensino de ciências;pt_BR
dc.subjectlivro didático;pt_BR
dc.subjectatividades práticas.pt_BR
dc.subjectscience teaching;pt_BR
dc.subjecttextbook;pt_BR
dc.subjectpractical activities.pt_BR
dc.titleA experimentação nos livros didáticos de biologia e suas representações como proposta didáticapt_BR
dc.title.alternativeExperimentation in biology textbooks and its representations as a didactic proposalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

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