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http://hdl.handle.net/123456789/7434
Título: | Categorização do uso do PET como material alternativo para o ensino de ciências |
Título(s) alternativo(s): | Categorizing the use of PET as an alternative material for teaching science |
Autor(es): | LIMA, Milena Pacheco |
Palavras-chave: | PET; ensino de ciências; atividades experimentais. science teaching; experimental activities. |
Data do documento: | 5-Jan-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO O Ensino de Ciências vem passando por mudanças nas últimas décadas o que colocou o (a) discente como protagonista no processo de ensino-aprendizagem. As atividades experimentais privilegiam essa proposta e o uso de materiais alternativos vem alcançando local de destaque visto a realidade escolar pública brasileira. Certo dessa realidade, o presente trabalho teve como objetivo efetuar um levantamento seguido de uma categorização de atividades de Ensino de Ciências em que o PET tenha sido utilizado como material alternativo. A metodologia aplicada teve como foco a pesquisa documental sobre produções acadêmicas como: livros; artigos; dissertações; trabalhos de conclusão de curso e resumos em eventos, onde o PET estivesse presente direta ou indiretamente. Os dados foram classificados a partir de duas categorias (Tipologia da produção e Lugar institucional da produção) e duas categorias emergentes (Protagonismo e Aplicação). Os resultados evidenciaram 63 produções bibliográficas com o uso do PET para o ensino e que o artigo científico é o tipo de produção em destaque, sendo as áreas de química, física e educação ambiental com a quantidade maior de publicações e aplicações. Foi detectado que as propostas de experimentação são as estratégias que mais fazem uso do PET, com maior incidência no caráter de investigação para além do seu conceito teórico, sendo a vertente da química a mais suscitada entre as áreas detectadas. O PET se apresentou como material versátil para várias aplicações e áreas do ensino, sobretudo no Ensino de Ciências e Educação Ambiental. |
Descrição: | ABSTRACT Science Teaching has undergone changes in recent decades, which has placed the student as the protagonist in the teaching-learning process. Experimental activities favor this proposal and the use of alternative materials has reached a prominent place in the Brazilian public school reality. Aware of this reality, the present work aimed to carry out a survey followed by a categorization of Science Teaching activities in which PET has been used as an alternative material. The applied methodology focused on documentary research on academic productions such as: books; articles; dissertations; course completion works and summaries at events, where PET was present directly or indirectly. The data were classified into two categories (Typology of production and Institutional place of production) and two emerging categories (Protagonism and Application). The results showed 63 bibliographical productions using PET for teaching and that the scientific article is the type of production highlighted, with the areas of chemistry, physics and environmental education having the largest number of publications and applications. It was detected that experimental proposals are the strategies that make the most use of PET, with a greater incidence on the nature of investigation beyond its theoretical concept, with the chemistry aspect being the most raised among the areas detected. PET presented itself as a versatile material for various applications and areas of teaching, especially in Science Teaching and Environmental Education. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7434 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó |
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MILENAPACHECOLIMA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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