Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7435
Título: Educação ambiental e sustentabilidade: percepções de estudantes da EJA em Timbiras/MA
Título(s) alternativo(s): Environmental education and sustainability: perceptions of EJA students in Timbiras/MA
Autor(es): SANTOS, Rita de Kássia de Sousa
Palavras-chave: educação ambiental;
sustentabilidade;
práticas pedagógicas.
environmental education;
sustainability;
pedagogical practices.
Data do documento: 15-Dez-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Esta pesquisa apresenta as percepções socioambientais de estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA do Ensino Médio, de uma escola da rede pública estadual de ensino, no município de Timbiras/MA. A pesquisa compreendeu a revisão de literatura e a pesquisa de campo, realizada durante o desenvolvimento de uma prática pedagógica em Educação Ambiental. se efetivou por intermédio da técnica do questionário semiestruturado. Após a coleta, organização e análise dos dados coletados durante a realização da prática, pudemos identificar como os estudantes percebem as questões ambientais. Assim, a partir da prática pedagógica e da análise do questionário percebemos que há poucos projetos e ações da escola voltados à EA. E ainda, foi possível verificar o interesse dos estudantes na aprendizagem referente aos problemas ambientais, a exemplo das queimadas, do descarte errôneo de resíduos e à construção de valores ambientalmente sustentáveis.
Descrição: Abstract This research presents the socio-environmental perceptions of high school students from the Youth and Adult Education (EJA) program at a state public school in the municipality of Timbiras/MA. The research comprised a literature review and field research, carried out during the development of a pedagogical practice in Environmental Education, using a semi-structured questionnaire. After collecting, organizing and analyzing the data collected during the practice, we were able to identify how the students perceive environmental issues. Thus, from the pedagogical practice and the analysis of the questionnaire, we realized that there are few school projects and actions focused on environmental education. It was also possible to verify the students' interest in learning about environmental problems, such as fires, the wrong disposal of waste and building environmentally sustainable values.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7435
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RITADEKÁSSIADESOUSASANTOS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.