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http://hdl.handle.net/123456789/7436
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | SILVA, Eric Mariano da | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-13T13:32:15Z | - |
dc.date.available | 2024-03-13T13:32:15Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-26 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/7436 | - |
dc.description | ABSTRACT Objective: To investigate the levels of self-efficacy of medical students at a public university that uses active methodologies according to the teaching cycle and sociodemographic variables. Materials and Methods: The sample consisted of 257 medical students from a Federal University in the South of Maranhão, Brazil. Information was collected using the Higher Education Self-Efficacy Scale and a sociodemographic questionnaire, both available electronically. The data was analyzed using the IBM SPSS program (IBM SPSS Statistics, 2016) at a 5% significance level. Results: students in the basic cycle and internship had strong self-efficacy (scores of 8.3 and 8.2, respectively), while the clinical cycle had a score of 7.9, showing moderate self-efficacy. Older students showed greater self-efficacy in the training regulation domain. Conclusions: Students in the basic cycle showed a greater perception of organizing and carrying out actions that favor their performance, as did internship students, who are faced with a greater demand for practical and clinical teaching. The age group factor seems to contribute to students having a higher general perception of self-efficacy and a better performance in the training regulation domain. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Objetivo: investigar os níveis de autoeficácia de acadêmicos de medicina em uma universidade pública que utiliza metodologias ativas conforme o ciclo de ensino e variáveis sociodemográficas. Materiais e Métodos: a amostra foi composta por 257 acadêmicos de medicina de uma Universidade Federal do Sul Maranhense, Brasil. As informações foram coletadas por meio da Escala de Autoeficácia na Formação Superior e por questionário sociodemográfico, ambos disponibilizados de forma eletrônica. Os dados foram analisados no programa IBM SPSS (IBM SPSS Statistics, 2016) a 5% de significância. Resultados: estudantes do ciclo básico e do internato apresentaram forte autoeficácia (score 8,3 e 8,2, respectivamente), enquanto o ciclo clínico apresentou escore igual a 7,9, demonstrando autoeficácia moderada. Estudantes mais velhos apresentaram maior autoeficácia no domínio regulação da formação. Conclusões: Os alunos do ciclo básico demonstraram ter uma maior percepção para organizar e executar ações que favoreçam seu desempenho, assim como os alunos do internato, que se encontram diante de uma maior demanda de ensino prático e clínico. O fator faixa etária parece contribuir para que o discente apresente uma maior percepção geral de autoeficácia e um melhor desempenho no domínio regulação da formação. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | autoeficácia; | pt_BR |
dc.subject | educação médica; | pt_BR |
dc.subject | estudantes de medicina; | pt_BR |
dc.subject | metodologias ativas. | pt_BR |
dc.subject | self-efficacy; | pt_BR |
dc.subject | medical education; | pt_BR |
dc.subject | medical students; | pt_BR |
dc.subject | active methodologies. | pt_BR |
dc.title | Autoeficácia dos estudantes de medicina de uma Universidade Pública com metodologias ativas de ensino | pt_BR |
dc.title.alternative | Self-efficacy of medical students at a public university with active teaching methodologies | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Medicina do Campus de Imperatiz |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ERICMARIANODASILVA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 825,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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