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Título: Autoeficácia dos estudantes de medicina de uma Universidade Pública com metodologias ativas de ensino
Título(s) alternativo(s): Self-efficacy of medical students at a public university with active teaching methodologies
Autor(es): SILVA, Eric Mariano da
Palavras-chave: autoeficácia;
educação médica;
estudantes de medicina;
metodologias ativas.
self-efficacy;
medical education;
medical students;
active methodologies.
Data do documento: 26-Abr-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Objetivo: investigar os níveis de autoeficácia de acadêmicos de medicina em uma universidade pública que utiliza metodologias ativas conforme o ciclo de ensino e variáveis sociodemográficas. Materiais e Métodos: a amostra foi composta por 257 acadêmicos de medicina de uma Universidade Federal do Sul Maranhense, Brasil. As informações foram coletadas por meio da Escala de Autoeficácia na Formação Superior e por questionário sociodemográfico, ambos disponibilizados de forma eletrônica. Os dados foram analisados no programa IBM SPSS (IBM SPSS Statistics, 2016) a 5% de significância. Resultados: estudantes do ciclo básico e do internato apresentaram forte autoeficácia (score 8,3 e 8,2, respectivamente), enquanto o ciclo clínico apresentou escore igual a 7,9, demonstrando autoeficácia moderada. Estudantes mais velhos apresentaram maior autoeficácia no domínio regulação da formação. Conclusões: Os alunos do ciclo básico demonstraram ter uma maior percepção para organizar e executar ações que favoreçam seu desempenho, assim como os alunos do internato, que se encontram diante de uma maior demanda de ensino prático e clínico. O fator faixa etária parece contribuir para que o discente apresente uma maior percepção geral de autoeficácia e um melhor desempenho no domínio regulação da formação.
Descrição: ABSTRACT Objective: To investigate the levels of self-efficacy of medical students at a public university that uses active methodologies according to the teaching cycle and sociodemographic variables. Materials and Methods: The sample consisted of 257 medical students from a Federal University in the South of Maranhão, Brazil. Information was collected using the Higher Education Self-Efficacy Scale and a sociodemographic questionnaire, both available electronically. The data was analyzed using the IBM SPSS program (IBM SPSS Statistics, 2016) at a 5% significance level. Results: students in the basic cycle and internship had strong self-efficacy (scores of 8.3 and 8.2, respectively), while the clinical cycle had a score of 7.9, showing moderate self-efficacy. Older students showed greater self-efficacy in the training regulation domain. Conclusions: Students in the basic cycle showed a greater perception of organizing and carrying out actions that favor their performance, as did internship students, who are faced with a greater demand for practical and clinical teaching. The age group factor seems to contribute to students having a higher general perception of self-efficacy and a better performance in the training regulation domain.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7436
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Medicina do Campus de Imperatiz

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