Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7438
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOARES, Ronilda da Silva-
dc.date.accessioned2024-03-14T13:18:23Z-
dc.date.available2024-03-14T13:18:23Z-
dc.date.issued2024-02-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7438-
dc.descriptionThis work seeks to understand how the family-school relationship occurs in the teaching-learning process of students at Escola Família Agrícola Antonio Fontenele, located in Settlement São Manoel, municipality of Lago do Junco/MA. Seeking to understand this relationship is important, since cultivating this partnership between the two instances is essential for the cognitive development of students. The objective of this research is to understand the aspect of the problem, and look for solutions that will strengthen the partnership between family and school. This is a qualitative research in nature, where we carried out analyses of school documents, bibliographical research, questionnaires with teachers and parents of students at the school, and interviews with community members to provide a historical review of the school's emancipation. As a result of this research, we understood that keeping this relationship more present in the lives of students leads to better results in the teaching-learning process, encouraging them to increasingly seek to improve their social, cultural and intellectual developments. We hope, with this study, to awaken the interests of researchers for this discussion and to be able to carry out actions and interventions that will keep these two educational agencies closer together.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca compreender como ocorre a Relação Família-Escola no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Escola Família Agrícola Antonio Fontenele, situada no Assentamento São Manoel, município de Lago do Junco, Maranhão. É importante buscar compreender essa relação, pois cultivar a parceria entre família e escola é essencial para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. O objetivo desta pesquisa é compreender o aspecto do problema e buscar soluções que venham fortalecer essa parceria entre família e escola. A pesquisa é de caráter qualitativo, onde foram feitas análises de documentos da escola, pesquisas bibliográficas, aplicações de questionários com professores e pais de alunos da escola, e entrevistas com membros da comunidade para fazer um resgate histórico da emancipação da escola. Como resultado dessa pesquisa, compreende-se que manter uma relação mais presente na vida dos educandos suscita um melhor resultado no processo de ensino-aprendizagem, estimulando os mesmos a buscar cada vez mais aprimoramento no seu desenvolvimento social, cultural e intelectual. Espera-se, com este estudo, despertar interesses de pesquisadores na discussão, que possam praticar ações e intervenções que venham a manter estas duas agências educacionais mais unidas.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectFamília-Escola;pt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagem;pt_BR
dc.subjectLutas;pt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectFamily-School;pt_BR
dc.subjectTeaching-Learning;pt_BR
dc.subjectStruggles;pt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.titleA Relação Família-Escola e o Processo de Ensino Aprendizagem na Escola Família Agrícola Antonio Fontenele, Município de Lago do Junco/MA.pt_BR
dc.title.alternativeThe Family-School Relationship and the Teaching-Learning Process at School Antonio Fontenele Agricultural Family, Municipality of Lago do Junco/MA.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Educação do Campo/Ciências da Natureza e Matemática do Campus de Bacabal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Ronilda_da_Silva_Soares.pdfTCC de Graduação1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.