Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7441
Título: O ensino da matemática para o cotidiano e suas dificuldades na percepção de alunos e professores
Título(s) alternativo(s): The teaching of mathematics for everyday life and its difficulties in the perception of students and teachers
Autor(es): SILVA, Douglas Eduardo Leal
Palavras-chave: ensino de matemática;
relevância no cotidiano;
desinteresse na disciplina.
teaching mathematics;
relevance in everyday life;
lack of interest in the discipline.
Data do documento: 19-Jan-2024
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Este estudo foi concebido com o propósito de examinar o atual panorama do ensino de Matemática e investigar sua relevância no cotidiano dos alunos. Envolvendo uma abordagem teórica sobre os métodos e processos de ensino da Matemática, a pesquisa explora a metodologia em vigor, o papel do educador, as motivações para aprender Matemática, os métodos de ensino adotados, e as complexidades presentes no processo de ensino e aprendizagem. O foco culmina na análise da Matemática do cotidiano. A coleta de dados foi realizada por meio da elaboração e aplicação de questionários dirigidos aos alunos do ensino médio e aos professores da disciplina de Matemática em uma escola estadual situada em Pio XII - MA. Os questionários abordaram a importância percebida da Matemática, as preferências dos estudantes em relação à disciplina, sua utilidade no dia a dia, o panorama atual do ensino e os principais obstáculos enfrentados pelos alunos. A análise dos dados revelou que 78% dos alunos manifestam desinteresse pela disciplina de Matemática, para os professores os dados se aproximam de 100%, para 100% dos professores, a trigonometria e os sistemas lineares destacam-se como os conteúdos mais desafiadores tanto para ensinar quanto para os alunos assimilarem, Para os alunos todas são difíceis. A partir dessas constatações, evidencia-se que a Matemática é objeto de discussão entre alunos, professores e a equipe pedagógica, gerando divergências de opiniões e, assim, servindo como catalisador para a busca de aprimoramentos no ensino dessa disciplina.
Descrição: ABSTRACT This study was designed with the purpose of examining the current panorama of Mathematics teaching and investigating its relevance in students' daily lives. Involving a theoretical approach to Mathematics teaching methods and processes, the research explores the current methodology, the role of the educator, the motivations for learning Mathematics, the teaching methods adopted, and the complexities present in the teaching and learning process. The focus culminates in the analysis of everyday mathematics. Data collection was carried out through the preparation and application of questionnaires aimed at high school students and Mathematics teachers at a state school located in Pio XII - MA. The questionnaires addressed the perceived importance of Mathematics, students' preferences in relation to the subject, its usefulness in everyday life, the current teaching panorama and the main obstacles faced by students. Data analysis revealed that 78% of students express a lack of interest in the Mathematics subject, for teachers the data approaches 100%, for 100% of teachers, trigonometry and linear systems stand out as the most challenging content for both teaching how much for students to assimilate. For students, they are all difficult. From these findings, it is clear that Mathematics is an object of discussion among students, teachers and the pedagogical team, generating differences of opinion and, thus, serving as a catalyst for the search for improvements in the teaching of this subject.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7441
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Educação do Campo/Ciências da Natureza e Matemática do Campus de Bacabal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOUGLASEDUARDOLEALSILVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso432,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.