Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7447
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorROCHA, Carlos Magno-
dc.date.accessioned2024-03-25T17:08:07Z-
dc.date.available2024-03-25T17:08:07Z-
dc.date.issued2024-01-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7447-
dc.descriptionAbstract: The aim of this final course work is to present possible approaches to the incorporation of the Tambor de Crioula into music education, to be developed with elementary school students. In this sense, it presents the the cultural manifestation of Tambor de Crioula, describes the guidelines for teaching music in elementar according to the National Common Core Curriculum (BNCC), and proposes related musical activities. propose related musical activities. The justification for choosing this theme reflects the author's the author's need to include a manifestation of roots music in his music classes. In this sense In this sense, in response to the problem question - how to promote, in the subject of music in primary school - final years, the the manifestation of Tambor de Crioula? The methodology adopted is qualitative, based on bibliographical research. This research is based on national documents and authors who deal with basic education, music teaching and Tambor de Crioula in Maranhão. de Crioula in Maranhão. During the process, the essential elements of the Tambor de Crioula and music teaching, with their Objects of Knowledge and Skills, According to the BNCC, six theoretical and practical musical activities were suggested. At the end, a repertoire was created as a teaching resource, containing songs, historical information and teaching guidelines. information and pedagogical guidelines.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho de conclusão de curso objetiva apresentar possíveis abordagens para a incorporação do Tambor de Crioula na educação musical, a serem desenvolvidas com estudantes do Ensino Fundamental – anos finais. Neste sentido, ele apresenta a manifestação cultural do Tambor de Crioula, descreve as diretrizes do ensino de música no ensino fundamental – anos finais – segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e propõe propor atividades musicais relacionadas. A justificativa para a escolha desse tema reflete a necessidade do autor de incluir uma manifestação de raiz em suas aulas de música. Nesse sentido, em resposta à questão problema – como promover, na disciplina Música no ensino fundamental – anos finais, a manifestação do Tambor de Crioula? A metodologia adotada é qualitativa, com base em pesquisa bibliográfica. Essa pesquisa está fundamentada em documentos nacionais e em autores que tratam de educação básica, ensino de música e Tambor de Crioula no Maranhão. Durante o processo, foram identificados os elementos essenciais do Tambor de Crioula e do ensino de música, com seus Objetos de Conhecimento e Habilidades, de acordo com a BNCC, sugerindo-se a realização de seis atividades teórico-práticas musicais. Ao final, foi criado um repertório como recurso didático, contendo músicas, informações históricas e orientações pedagógicas.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectTambor de Crioula;pt_BR
dc.subjectmúsica no Ensino Fundamental;pt_BR
dc.subjectBNCC.pt_BR
dc.titleO tambor de crioula na disciplina música no ensino fundamental – anos finais: criação de atividades didáticas à luz da BNCCpt_BR
dc.title.alternativeThe tambor de crioula in the subject of music in elementary school - final years: creation of didactic activities in the light of the BNCCpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Música do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLOSMAGNOROCHA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso371,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.