Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7449
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDIAS, Inaldo Barros-
dc.date.accessioned2024-03-25T17:18:48Z-
dc.date.available2024-03-25T17:18:48Z-
dc.date.issued2024-01-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7449-
dc.descriptionAbstract: This article from the Music Degree Course at UFMA presents the Project for a Music Workshop with Singing and recorder to be developed with children and adolescents from the José Benedito Baldez Social and Cultural Educational Institute (IESCJBB), in the city of São Luís (MA). It describes the social space where the workshop will be held, reflects on music teaching involving the study of singing and the recorder in the context in question, and builds a Music Workshop Project with Singing and Recorder. The research methodology consists of a qualitative approach and bibliographical research in terms of its procedure, taking into account the author's experience. The theoretical basis is based on educational documents and authors specializing in music teaching and the collective practice of singing and the instrument. In development, the Music Workshop Project was drawn up, involving the following elements: syllabus, competencies, objectives, content, methodology, assessment, among others. These elements are linked to the guidelines for teaching music in basic education, with the aim of providing future participants with the significant acquisition of musical skills (with singing and recorder), preparing them to work in a variety of spaces - educational, cultural, social, civic and religious.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente Artigo do Curso de Licenciatura em Música da UFMA apresenta o Projeto de uma Oficina de Música com Canto e Flauta Doce a ser desenvolvida com crianças e adolescentes do Instituto Educacional Social e Cultural José Benedito Baldez (IESCJBB), na cidade de São Luís (MA). Ela descreve o espaço social onde a referida Oficina será realizada, reflete sobre o ensino de música envolvendo o estudo do canto e da flauta doce, no contexto em questão, e constrói um Projeto de Oficina de Música com Canto e Flauta Doce. A metodologia de pesquisa consta de da abordagem qualitativa e da pesquisa bibliográfica quanto ao seu procedimento, levando em consideração a vivência do autor. A fundamentação teórica baseia-se em documentos educacionais e em autores especializados no ensino de música, na prática coletiva do canto e do instrumento. No desenvolvimento, foi elaborado o Projeto da Oficina de Música, envolvendo os elementos: ementas, competências, objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação, entre outros. Esses elementos estão interligados às orientações do ensino de música na educação básica, visando proporcionar aos futuros envolvidos a aquisição significativa de competências musicais (com canto e flauta doce), preparando-os para atuarem em variados espaços - educacionais, culturais, sociais, cívicos e religiosos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEnsino de música;pt_BR
dc.subjectCanto e flauta doce;pt_BR
dc.subjectEspaços alternativos.pt_BR
dc.subjectMusic teaching;pt_BR
dc.subjectSinging and recorder;pt_BR
dc.subjectalternative spaces.pt_BR
dc.titleA construção do projeto música com canto coletivo e flauta doce a ser desenvolvido no Instituto Educacional Social e Cultural José Benedito Baldez (IESCJBB) – MApt_BR
dc.title.alternativeThe construction of the music project with collective singing and recorder to be developed at the José Benedito Baldez Social and Cultural Educational Institute (IESCJBB) - MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Música do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INALDOBARROSDIAS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso410 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.