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Título: O Pibid e a formação inicial de educadores musicais: contribuições na dimensão da docência
Título(s) alternativo(s): Pibid and the initial training of music educators: Contributions in the teaching dimension
Autor(es): CUNHA, Joanna Loisa Oliveira
Palavras-chave: educação musical;
formação de professores;
Pibid;
música;
práticas pedagógicas.
music education;
teacher training;
Pibid;
music;
pedagogical practices.
Data do documento: 7-Dez-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de trazer reflexões para a subárea da educação musical, considerando a importância de trabalhos atuais que tratam de questões sobre a formação docente com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para tanto, buscou-se identificar as contribuições mais significativas que o Pibid do curso de licenciatura em Música da UFMA, tem trazido para a formação inicial de professores de música no período de 2014 ao ano de 2021. Trata-se de pesquisa documental que teve como fonte de análise os subprojetos do Pibid de Música e o questionário online, instrumento de coleta de dados aplicado junto aos egressos participantes dos subprojetos. As informações levantadas foram categorizadas e interpretadas à luz da abordagem qualitativa de pesquisa. Acredita-se que os resultados desse estudo sejam relevantes, não apenas para pensar os atuais processos formativos no curso de licenciatura em Música da UFMA, mas também para ampliar a literatura existente sobre o tema, especialmente no que diz respeito às demandas atuais da docência em música na escola. Espera-se que os resultados do estudo possam suscitar novos debates sobre a formação inicial de professores de música em contexto das aprendizagens desenvolvidas durante a experiência com o Pibid e as lacunas que ainda precisam ser suprimidas.
Descrição: Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de trazer reflexões para a subárea da educação musical, considerando a importância de trabalhos atuais que tratam de questões sobre a formação docente com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para tanto, buscou-se identificar as contribuições mais significativas que o Pibid do curso de licenciatura em Música da UFMA, tem trazido para a formação inicial de professores de música no período de 2014 ao ano de 2021. Trata-se de pesquisa documental que teve como fonte de análise os subprojetos do Pibid de Música e o questionário online, instrumento de coleta de dados aplicado junto aos egressos participantes dos subprojetos. As informações levantadas foram categorizadas e interpretadas à luz da abordagem qualitativa de pesquisa. Acredita-se que os resultados desse estudo sejam relevantes, não apenas para pensar os atuais processos formativos no curso de licenciatura em Música da UFMA, mas também para ampliar a literatura existente sobre o tema, especialmente no que diz respeito às demandas atuais da docência em música na escola. Espera-se que os resultados do estudo possam suscitar novos debates sobre a formação inicial de professores de música em contexto das aprendizagens desenvolvidas durante a experiência com o Pibid e as lacunas que ainda precisam ser suprimidas.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7450
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Música do Campus do Bacanga

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