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http://hdl.handle.net/123456789/7450
Título: | O Pibid e a formação inicial de educadores musicais: contribuições na dimensão da docência |
Título(s) alternativo(s): | Pibid and the initial training of music educators: Contributions in the teaching dimension |
Autor(es): | CUNHA, Joanna Loisa Oliveira |
Palavras-chave: | educação musical; formação de professores; Pibid; música; práticas pedagógicas. music education; teacher training; Pibid; music; pedagogical practices. |
Data do documento: | 7-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de trazer reflexões para a subárea da educação musical, considerando a importância de trabalhos atuais que tratam de questões sobre a formação docente com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para tanto, buscou-se identificar as contribuições mais significativas que o Pibid do curso de licenciatura em Música da UFMA, tem trazido para a formação inicial de professores de música no período de 2014 ao ano de 2021. Trata-se de pesquisa documental que teve como fonte de análise os subprojetos do Pibid de Música e o questionário online, instrumento de coleta de dados aplicado junto aos egressos participantes dos subprojetos. As informações levantadas foram categorizadas e interpretadas à luz da abordagem qualitativa de pesquisa. Acredita-se que os resultados desse estudo sejam relevantes, não apenas para pensar os atuais processos formativos no curso de licenciatura em Música da UFMA, mas também para ampliar a literatura existente sobre o tema, especialmente no que diz respeito às demandas atuais da docência em música na escola. Espera-se que os resultados do estudo possam suscitar novos debates sobre a formação inicial de professores de música em contexto das aprendizagens desenvolvidas durante a experiência com o Pibid e as lacunas que ainda precisam ser suprimidas. |
Descrição: | Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de trazer reflexões para a subárea da educação musical, considerando a importância de trabalhos atuais que tratam de questões sobre a formação docente com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para tanto, buscou-se identificar as contribuições mais significativas que o Pibid do curso de licenciatura em Música da UFMA, tem trazido para a formação inicial de professores de música no período de 2014 ao ano de 2021. Trata-se de pesquisa documental que teve como fonte de análise os subprojetos do Pibid de Música e o questionário online, instrumento de coleta de dados aplicado junto aos egressos participantes dos subprojetos. As informações levantadas foram categorizadas e interpretadas à luz da abordagem qualitativa de pesquisa. Acredita-se que os resultados desse estudo sejam relevantes, não apenas para pensar os atuais processos formativos no curso de licenciatura em Música da UFMA, mas também para ampliar a literatura existente sobre o tema, especialmente no que diz respeito às demandas atuais da docência em música na escola. Espera-se que os resultados do estudo possam suscitar novos debates sobre a formação inicial de professores de música em contexto das aprendizagens desenvolvidas durante a experiência com o Pibid e as lacunas que ainda precisam ser suprimidas. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7450 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Música do Campus do Bacanga |
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JOANNALOISAOLIVEIRACUNHA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 391,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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