Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7450
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | CUNHA, Joanna Loisa Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-25T17:27:38Z | - |
dc.date.available | 2024-03-25T17:27:38Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/7450 | - |
dc.description | Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de trazer reflexões para a subárea da educação musical, considerando a importância de trabalhos atuais que tratam de questões sobre a formação docente com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para tanto, buscou-se identificar as contribuições mais significativas que o Pibid do curso de licenciatura em Música da UFMA, tem trazido para a formação inicial de professores de música no período de 2014 ao ano de 2021. Trata-se de pesquisa documental que teve como fonte de análise os subprojetos do Pibid de Música e o questionário online, instrumento de coleta de dados aplicado junto aos egressos participantes dos subprojetos. As informações levantadas foram categorizadas e interpretadas à luz da abordagem qualitativa de pesquisa. Acredita-se que os resultados desse estudo sejam relevantes, não apenas para pensar os atuais processos formativos no curso de licenciatura em Música da UFMA, mas também para ampliar a literatura existente sobre o tema, especialmente no que diz respeito às demandas atuais da docência em música na escola. Espera-se que os resultados do estudo possam suscitar novos debates sobre a formação inicial de professores de música em contexto das aprendizagens desenvolvidas durante a experiência com o Pibid e as lacunas que ainda precisam ser suprimidas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de trazer reflexões para a subárea da educação musical, considerando a importância de trabalhos atuais que tratam de questões sobre a formação docente com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para tanto, buscou-se identificar as contribuições mais significativas que o Pibid do curso de licenciatura em Música da UFMA, tem trazido para a formação inicial de professores de música no período de 2014 ao ano de 2021. Trata-se de pesquisa documental que teve como fonte de análise os subprojetos do Pibid de Música e o questionário online, instrumento de coleta de dados aplicado junto aos egressos participantes dos subprojetos. As informações levantadas foram categorizadas e interpretadas à luz da abordagem qualitativa de pesquisa. Acredita-se que os resultados desse estudo sejam relevantes, não apenas para pensar os atuais processos formativos no curso de licenciatura em Música da UFMA, mas também para ampliar a literatura existente sobre o tema, especialmente no que diz respeito às demandas atuais da docência em música na escola. Espera-se que os resultados do estudo possam suscitar novos debates sobre a formação inicial de professores de música em contexto das aprendizagens desenvolvidas durante a experiência com o Pibid e as lacunas que ainda precisam ser suprimidas. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | educação musical; | pt_BR |
dc.subject | formação de professores; | pt_BR |
dc.subject | Pibid; | pt_BR |
dc.subject | música; | pt_BR |
dc.subject | práticas pedagógicas. | pt_BR |
dc.subject | music education; | pt_BR |
dc.subject | teacher training; | pt_BR |
dc.subject | Pibid; | pt_BR |
dc.subject | music; | pt_BR |
dc.subject | pedagogical practices. | pt_BR |
dc.title | O Pibid e a formação inicial de educadores musicais: contribuições na dimensão da docência | pt_BR |
dc.title.alternative | Pibid and the initial training of music educators: Contributions in the teaching dimension | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Música do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOANNALOISAOLIVEIRACUNHA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 391,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.