Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7450
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCUNHA, Joanna Loisa Oliveira-
dc.date.accessioned2024-03-25T17:27:38Z-
dc.date.available2024-03-25T17:27:38Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7450-
dc.descriptionResumo: Esta pesquisa tem o objetivo de trazer reflexões para a subárea da educação musical, considerando a importância de trabalhos atuais que tratam de questões sobre a formação docente com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para tanto, buscou-se identificar as contribuições mais significativas que o Pibid do curso de licenciatura em Música da UFMA, tem trazido para a formação inicial de professores de música no período de 2014 ao ano de 2021. Trata-se de pesquisa documental que teve como fonte de análise os subprojetos do Pibid de Música e o questionário online, instrumento de coleta de dados aplicado junto aos egressos participantes dos subprojetos. As informações levantadas foram categorizadas e interpretadas à luz da abordagem qualitativa de pesquisa. Acredita-se que os resultados desse estudo sejam relevantes, não apenas para pensar os atuais processos formativos no curso de licenciatura em Música da UFMA, mas também para ampliar a literatura existente sobre o tema, especialmente no que diz respeito às demandas atuais da docência em música na escola. Espera-se que os resultados do estudo possam suscitar novos debates sobre a formação inicial de professores de música em contexto das aprendizagens desenvolvidas durante a experiência com o Pibid e as lacunas que ainda precisam ser suprimidas.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem o objetivo de trazer reflexões para a subárea da educação musical, considerando a importância de trabalhos atuais que tratam de questões sobre a formação docente com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para tanto, buscou-se identificar as contribuições mais significativas que o Pibid do curso de licenciatura em Música da UFMA, tem trazido para a formação inicial de professores de música no período de 2014 ao ano de 2021. Trata-se de pesquisa documental que teve como fonte de análise os subprojetos do Pibid de Música e o questionário online, instrumento de coleta de dados aplicado junto aos egressos participantes dos subprojetos. As informações levantadas foram categorizadas e interpretadas à luz da abordagem qualitativa de pesquisa. Acredita-se que os resultados desse estudo sejam relevantes, não apenas para pensar os atuais processos formativos no curso de licenciatura em Música da UFMA, mas também para ampliar a literatura existente sobre o tema, especialmente no que diz respeito às demandas atuais da docência em música na escola. Espera-se que os resultados do estudo possam suscitar novos debates sobre a formação inicial de professores de música em contexto das aprendizagens desenvolvidas durante a experiência com o Pibid e as lacunas que ainda precisam ser suprimidas.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjecteducação musical;pt_BR
dc.subjectformação de professores;pt_BR
dc.subjectPibid;pt_BR
dc.subjectmúsica;pt_BR
dc.subjectpráticas pedagógicas.pt_BR
dc.subjectmusic education;pt_BR
dc.subjectteacher training;pt_BR
dc.subjectPibid;pt_BR
dc.subjectmusic;pt_BR
dc.subjectpedagogical practices.pt_BR
dc.titleO Pibid e a formação inicial de educadores musicais: contribuições na dimensão da docênciapt_BR
dc.title.alternativePibid and the initial training of music educators: Contributions in the teaching dimensionpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Música do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOANNALOISAOLIVEIRACUNHA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso391,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.