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http://hdl.handle.net/123456789/7451
Título: | Exemplos da presença da música popular brasileira na disciplina arte do ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Examples of the presence of Brazilian popular music in high school art subjects |
Autor(es): | CHAGAS, Marcos Vinícius Soares |
Palavras-chave: | MPB; arte no ensino médio. BNCC. Art in High School. |
Data do documento: | 15-Jan-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Resumo: Este artigo apresenta exemplos educacionais da presença da Música Popular Brasileira (MPB) na disciplina Arte no Ensino Médio. Nesse sentido, ele sinaliza as referências legais da educação nacional, focadas no ensino de música; descreve os caminhos da disciplina Arte no ensino médio de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); e exemplifica a MPB e sua aplicabilidade no contexto do ensino de Arte. Esse tema se justifica devido ao fato de o autor ter realizado uma experiência similar no Estágio Supervisionado III do Curso de Música/Licenciatura da UFMA. Sua questão-problema responde: “Quais os caminhos a serem considerados na disciplina Arte no Ensino Médio, envolvendo a MPB?” Sua metodologia de pesquisa refere-se a uma abordagem qualitativa em consonância com a pesquisa bibliográfica quanto ao procedimento, considerando também as experiências vivenciadas pelo autor em seu Estágio Supervisionado III. No tocante à sua fundamentação, ela se ancora nos documentos legais de educação, na BNCC, e nos autores que abordam o ensino de Arte/Música e MPB. Durante o processo, foram sinalizadas, com base na BNCC, as competências específicas 6 e 7 de Linguagens e suas Tecnologias, juntamente com suas respectivas habilidades. Por fim, foram criados seis exemplos de atividades musicais a serem desenvolvidas no contexto educacional, com base na BNCC tendo como apoio um Repertorio aberto envolvendo MPB entre outras. |
Descrição: | Resumo: Este artigo apresenta exemplos educacionais da presença da Música Popular Brasileira (MPB) na disciplina Arte no Ensino Médio. Nesse sentido, ele sinaliza as referências legais da educação nacional, focadas no ensino de música; descreve os caminhos da disciplina Arte no ensino médio de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); e exemplifica a MPB e sua aplicabilidade no contexto do ensino de Arte. Esse tema se justifica devido ao fato de o autor ter realizado uma experiência similar no Estágio Supervisionado III do Curso de Música/Licenciatura da UFMA. Sua questão-problema responde: “Quais os caminhos a serem considerados na disciplina Arte no Ensino Médio, envolvendo a MPB?” Sua metodologia de pesquisa refere-se a uma abordagem qualitativa em consonância com a pesquisa bibliográfica quanto ao procedimento, considerando também as experiências vivenciadas pelo autor em seu Estágio Supervisionado III. No tocante à sua fundamentação, ela se ancora nos documentos legais de educação, na BNCC, e nos autores que abordam o ensino de Arte/Música e MPB. Durante o processo, foram sinalizadas, com base na BNCC, as competências específicas 6 e 7 de Linguagens e suas Tecnologias, juntamente com suas respectivas habilidades. Por fim, foram criados seis exemplos de atividades musicais a serem desenvolvidas no contexto educacional, com base na BNCC tendo como apoio um Repertorio aberto envolvendo MPB entre outras |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7451 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Música do Campus do Bacanga |
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MARCOSVINÍCIUSSOARESCHAGAS.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 231,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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