Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7451
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | CHAGAS, Marcos Vinícius Soares | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-25T17:33:45Z | - |
dc.date.available | 2024-03-25T17:33:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-15 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/7451 | - |
dc.description | Resumo: Este artigo apresenta exemplos educacionais da presença da Música Popular Brasileira (MPB) na disciplina Arte no Ensino Médio. Nesse sentido, ele sinaliza as referências legais da educação nacional, focadas no ensino de música; descreve os caminhos da disciplina Arte no ensino médio de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); e exemplifica a MPB e sua aplicabilidade no contexto do ensino de Arte. Esse tema se justifica devido ao fato de o autor ter realizado uma experiência similar no Estágio Supervisionado III do Curso de Música/Licenciatura da UFMA. Sua questão-problema responde: “Quais os caminhos a serem considerados na disciplina Arte no Ensino Médio, envolvendo a MPB?” Sua metodologia de pesquisa refere-se a uma abordagem qualitativa em consonância com a pesquisa bibliográfica quanto ao procedimento, considerando também as experiências vivenciadas pelo autor em seu Estágio Supervisionado III. No tocante à sua fundamentação, ela se ancora nos documentos legais de educação, na BNCC, e nos autores que abordam o ensino de Arte/Música e MPB. Durante o processo, foram sinalizadas, com base na BNCC, as competências específicas 6 e 7 de Linguagens e suas Tecnologias, juntamente com suas respectivas habilidades. Por fim, foram criados seis exemplos de atividades musicais a serem desenvolvidas no contexto educacional, com base na BNCC tendo como apoio um Repertorio aberto envolvendo MPB entre outras | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este artigo apresenta exemplos educacionais da presença da Música Popular Brasileira (MPB) na disciplina Arte no Ensino Médio. Nesse sentido, ele sinaliza as referências legais da educação nacional, focadas no ensino de música; descreve os caminhos da disciplina Arte no ensino médio de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); e exemplifica a MPB e sua aplicabilidade no contexto do ensino de Arte. Esse tema se justifica devido ao fato de o autor ter realizado uma experiência similar no Estágio Supervisionado III do Curso de Música/Licenciatura da UFMA. Sua questão-problema responde: “Quais os caminhos a serem considerados na disciplina Arte no Ensino Médio, envolvendo a MPB?” Sua metodologia de pesquisa refere-se a uma abordagem qualitativa em consonância com a pesquisa bibliográfica quanto ao procedimento, considerando também as experiências vivenciadas pelo autor em seu Estágio Supervisionado III. No tocante à sua fundamentação, ela se ancora nos documentos legais de educação, na BNCC, e nos autores que abordam o ensino de Arte/Música e MPB. Durante o processo, foram sinalizadas, com base na BNCC, as competências específicas 6 e 7 de Linguagens e suas Tecnologias, juntamente com suas respectivas habilidades. Por fim, foram criados seis exemplos de atividades musicais a serem desenvolvidas no contexto educacional, com base na BNCC tendo como apoio um Repertorio aberto envolvendo MPB entre outras. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | MPB; | pt_BR |
dc.subject | arte no ensino médio. | pt_BR |
dc.subject | BNCC. | pt_BR |
dc.subject | Art in High School. | pt_BR |
dc.title | Exemplos da presença da música popular brasileira na disciplina arte do ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Examples of the presence of Brazilian popular music in high school art subjects | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Música do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARCOSVINÍCIUSSOARESCHAGAS.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 231,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.