Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7455
Título: O mito como pré ontologia: Uma análise do pensamento mitológico frente ao pensamento racional e a religião
Título(s) alternativo(s): Myth as pre-ontology: An analysis of mythological thinking in relation to rational thinking and religion
Autor(es): CARVALHO, Matheus Mendes de
Palavras-chave: Mito;
Racionalidade;
Religião;
Ontologia
Myth;
Rationality;
Religion;
Ontology
Data do documento: 21-Fev-2024
Editor: UFMA
Resumo: O presente estudo tem como objetivo explorar a funcionalidade dos mitos a fim de mostrar algumas facetas da complexidade dos elementos que o compõe e sua importância ao pensamento filosófico, não somente enquanto ferramenta, mas enquanto seu precursor. A partir da exemplificação contida no arquétipo no qual tomaremos o modelo trabalhado em Platão descrito por Nicola Abbagnano em seu dicionário de filosofia, o mito tem o poder formador nas sociedades arcaicas e partir dessa característica sintetiza em suas estórias as culturas nas quais tem origem, sua metodologia é baseada em uma pesquisa teórica bibliográfica em que abordaremos no primeiro plano uma introdução sobre os mitos apresentando seus aspectos de essência: o polissêmico, religioso e o ontológico. No segundo capítulo veremos como o exemplo grego utiliza-se da melhor forma com uma noção paidêutica em Homero, a partir da noção inspiradora da Areté que, exemplificada em seus heróis e deuses, formam uma primeira definição do ser e do mundo, veremos como Hesíodo aprofunda os deuses homéricos em sua obra, dando importância arquetípica de forma que sua cosmogonia influencia a uma cosmologia, sendo precursor do pensamento filosófico a ponto de Parmênides utilizar-se dessa autoridade religiosa mítica para construir seu argumento filosófico, ele será o terceiro autor estudado no segundo capitulo, pela forma que usa a linguagem mítica a pensar sua filosofia em um modelo de se pensar os objetos que devem ser estudados: ser ou não ser. No terceiro capítulo, veremos alguns aspectos fundamentais para entendermos o que é o mito: para além dos ritos e ontologias, estudaremos seus aspectos mais religiosos a fim de entender qual seu sentido e porque não se deve ser estudado com ingenuidade.
Descrição: The present study aims to explore the functionality of myths in order to show some facets of the complexity of the elements that compose it and its importance to phil- osophical thought, not only as a tool, but as its precursor. Based on the exemplifi- cation contained in the archetype in which we will take the model worked on by Plato described by Nicola Abbagnano in his dictionary of philosophy, the myth has the formative power in archaic societies and from this characteristic it synthesizes in its stories the cultures from which it originates, its methodology is based on a bibliographic theoretical research in which we will approach in the first plan an introduction about the myths presenting their aspects of essence: the polysemic, religious and the ontological. In the second chapter we will see how the Greek ex- ample uses the best way with a paidetic notion in Homer, from the inspiring notion of Areté that, exemplified in its heroes and gods, form a first definition of being and the world, we will see how Hesiod deepens the Homeric gods in his work, giving archetypal importance so that his cosmogony influences a cosmology, being pre- cursor of philosophical thought to the point that Parmenides uses this mythical religious authority to build his philosophical argument, he will be the third author studied in the second chapter, by the way he uses the mythical language to think his philosophy in a model of thinking about the objects that must be studied: to be or not to be. In the third chapter, we will see some fundamental aspects to under- stand what the myth is: beyond the rites and ontologies, we will study its most re- ligious aspects in order to understand its meaning and why it should not be studied with naivety.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7455
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo.

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