Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7456
Título: Um estudo sobre o trabalho colaborativo como ferramenta de inclusão no atendimento educacional especializado
Título(s) alternativo(s): A study on collaborative work as a tool for inclusion in specialized educational care
Autor(es): LIMA, Ana Valéria Souza
Palavras-chave: educação especial e inclusiva;
atendimento educacional especializado;
trabalho colaborativo.
special and Inclusive education;
specialized educational service;
collaborative work.
Data do documento: 4-Mar-2024
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Um dos assuntos atuais que permeiam o meio escolar é a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Pensando nisso, o presente artigo realiza um estudo sobre o Trabalho Colaborativo como ferramenta de inclusão no Atendimento Educacional Especializado entre os professores das salas comuns e os professores das salas multifuncionais, via implementação da Política Nacional de Educação Especial e Inclusiva. Nesse sentido, busca-se uma reflexão sobre os entraves e desafios enfrentados nos espaços escolares para se efetivar a inclusão desse público. Com vistas a um melhor entendimento do objeto, buscou-se subsídios nos trabalhos de Barboza (2019), Capellini (2014), Bueno (2001), Garcez (2016), Silva (2015), Zerbato (2014), entre outros autores que pesquisam e escrevem sobre a temática da Inclusão e também à legislação que determina essa forma de ensino. O trabalho visa contribuir para uma melhor compreensão de como vem sendo ofertado o atendimento dos alunos público-alvo da Educação Especial, a partir de uma investigação bibliográfica como metodologia de trabalho, que possibilitou considerarmos que o Trabalho Colaborativo como uma ferramenta de inclusão é uma das alternativas a ser considerada como um dos possíveis apoio em escolas inclusivas.
Descrição: ABSTRACT One of the current issues that permeates the school environment is the inclusion of students with special educational needs. With this in mind, this article carries out a study on Collaborative Work as a tool for inclusion in Specialized Educational Services among teachers in common classrooms and teachers in multifunctional classrooms, via the implementation of the National Policy for Special and Inclusive Education. In this sense, we seek to reflect on the obstacles and challenges faced in school spaces to achieve the inclusion of this public. With a view to a better understanding of the object, support was sought in the works of Barboza (2019), Capellini (2014), Bueno (2001), Garcez (2016), Silva (2015), Zerbato (2014), among other authors who they research and write about the topic of Inclusion and also the legislation that determines this form of teaching. The work aims to contribute to a better understanding of how services have been offered to target students in Special Education, based on a bibliographic investigation as a work methodology, which made it possible to consider that Collaborative Work as an inclusion tool is one of the alternatives to be considered as one of the possible support in inclusive schools.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7456
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

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