Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7456
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dc.contributor.authorLIMA, Ana Valéria Souza-
dc.date.accessioned2024-04-01T13:14:27Z-
dc.date.available2024-04-01T13:14:27Z-
dc.date.issued2024-03-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7456-
dc.descriptionABSTRACT One of the current issues that permeates the school environment is the inclusion of students with special educational needs. With this in mind, this article carries out a study on Collaborative Work as a tool for inclusion in Specialized Educational Services among teachers in common classrooms and teachers in multifunctional classrooms, via the implementation of the National Policy for Special and Inclusive Education. In this sense, we seek to reflect on the obstacles and challenges faced in school spaces to achieve the inclusion of this public. With a view to a better understanding of the object, support was sought in the works of Barboza (2019), Capellini (2014), Bueno (2001), Garcez (2016), Silva (2015), Zerbato (2014), among other authors who they research and write about the topic of Inclusion and also the legislation that determines this form of teaching. The work aims to contribute to a better understanding of how services have been offered to target students in Special Education, based on a bibliographic investigation as a work methodology, which made it possible to consider that Collaborative Work as an inclusion tool is one of the alternatives to be considered as one of the possible support in inclusive schools.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Um dos assuntos atuais que permeiam o meio escolar é a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Pensando nisso, o presente artigo realiza um estudo sobre o Trabalho Colaborativo como ferramenta de inclusão no Atendimento Educacional Especializado entre os professores das salas comuns e os professores das salas multifuncionais, via implementação da Política Nacional de Educação Especial e Inclusiva. Nesse sentido, busca-se uma reflexão sobre os entraves e desafios enfrentados nos espaços escolares para se efetivar a inclusão desse público. Com vistas a um melhor entendimento do objeto, buscou-se subsídios nos trabalhos de Barboza (2019), Capellini (2014), Bueno (2001), Garcez (2016), Silva (2015), Zerbato (2014), entre outros autores que pesquisam e escrevem sobre a temática da Inclusão e também à legislação que determina essa forma de ensino. O trabalho visa contribuir para uma melhor compreensão de como vem sendo ofertado o atendimento dos alunos público-alvo da Educação Especial, a partir de uma investigação bibliográfica como metodologia de trabalho, que possibilitou considerarmos que o Trabalho Colaborativo como uma ferramenta de inclusão é uma das alternativas a ser considerada como um dos possíveis apoio em escolas inclusivas.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjecteducação especial e inclusiva;pt_BR
dc.subjectatendimento educacional especializado;pt_BR
dc.subjecttrabalho colaborativo.pt_BR
dc.subjectspecial and Inclusive education;pt_BR
dc.subjectspecialized educational service;pt_BR
dc.subjectcollaborative work.pt_BR
dc.titleUm estudo sobre o trabalho colaborativo como ferramenta de inclusão no atendimento educacional especializadopt_BR
dc.title.alternativeA study on collaborative work as a tool for inclusion in specialized educational carept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

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