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http://hdl.handle.net/123456789/7457
Título: | Políticas públicas para uma educação antirracista: Um estudo acerca da percepção em torno das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 na escola “Canto do Saber” em São Bernardo - MA |
Título(s) alternativo(s): | Public policies for anti-racist education: A study on the perception surrounding Laws nº 10,639/2003 and nº 11,645/2008 at the “Canto do Saber” school in São Bernardo - MA |
Autor(es): | COSTA, Maria Aparecida Santos |
Palavras-chave: | Lei nº 10.639/2003; Lei nº 11.645/2008; Educação Antirracista; Escola “Canto do Saber” Law nº 10,639/2003; Law n° 11,645/2008; Anti-Racist Education; “Canto do Saber” School" |
Data do documento: | 19-Fev-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O objetivo do presente Trabalho de Conclusão de Curso é analisar a percepção em torno das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 na escola “Canto do Saber” em São Bernardo - MA. O estudo envolveu inicialmente um levantamento bibliográfico que perpassou toda a elaboração deste trabalho, com o objetivo de compreender a realidade científica. Apoiamo-nos em teóricos tanto da área da Educação como da Sociologia, como Paulo Freire (1987), Bourdieu (1998), Sant’Ana (2005), Almeida (2018), Durans (2019), dentre outros autores. Optou-se por uma pesquisa de campo de base qualitativa (Chizzotti, 1995), sendo o lócus da pesquisa a escola estadual “Canto do Saber”. De início, refletiu-se sobre os conceitos de raça e racismo e os impactos deste último para o povo negro no Brasil. Em seguida, abordou-se o aspecto educacional referente à questão do negro na educação brasileira, com ênfase nas lutas das populações negras pelos direitos humanos que influenciaram na criação de Ações Afirmativas. Discutiu-se também como os/as professores/as estão trabalhando os conteúdos oferecidos obrigatoriamente pelas leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008; e foram apresentadas as concepções dos/as alunos/as a respeito da Educação Antirracista. Os dados obtidos com a pesquisa indicam problemas com a formação docente e o trato com a diversidade cultural e étnico-racial nas escolas. Portanto, é preciso entender que, mais do que a efetivação política de uma antiga reivindicação do Movimento Negro para a educação, a construção de uma educação antirracista não se limita ao espaço escolar, mas deve estar presente em todos os âmbitos sociais. |
Descrição: | The objective of this Course Completion Work is to analyze the perception surrounding Laws nº 10,639/2003 and nº 11,645/2008 at the “Canto do Saber” school in São Bernardo - MA. The study initially involved a bibliographical survey that permeated the entire preparation of this work, with the aim of understanding the scientific reality. We rely on theorists from both the areas of Education and Sociology, such as Paulo Freire (1987), Bourdieu (1998), Sant’Ana (2005), Almeida (2018), Durans (2019), among other authors. We opted for qualitative field research (Chizzotti, 1995), with the research locus being the state school “Canto do Saber”. Initially, we reflected on the concepts of race and racism and the impacts of the latter on black people in Brazil. Next, the educational aspect regarding the issue of black people in Brazilian education was addressed, with an emphasis on the struggles of black populations for human rights that influenced the creation of Affirmative Actions. It was also discussed how teachers are working with the contents mandatory provided by laws nº 10,639/2003 and nº 11,645/2008; and the students' conceptions regarding Anti-Racist Education were presented. The data obtained from the research indicate problems with teacher training and dealing with cultural and ethnic-racial diversity in schools. Therefore, it is necessary to understand that, more than the political implementation of an old demand of the Black Movement for education, the construction of an anti-racist education is not limited to the school space, but must be present in all social spheres. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7457 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo. |
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