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Título: Gênero e sexualidade na escola: debates insurgentes sobre relações de gênero, sexualidades e identidades no Centro de Ensino Deborah Correia Lima, São Bernardo/MA
Título(s) alternativo(s): Gênero e sexualidade na escola: debates insurgentes sobre relações de gênero, sexualidades e identidades no Centro de Ensino Deborah Correia Lima, São Bernardo/MA
Autor(es): SILVA, Antônio Carlos Santos da
Palavras-chave: gênero;
sexualidade;
Deborah Correia Lima;
São Bernardo/MA.
gender;
sexuality;
Deborah Correia Lima;
São Bernardo/MA.
Data do documento: 28-Fev-2024
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: O presente artigo tem como objetivo compreender como as temáticas de Gênero e Sexualidade estão sendo trabalhadas na escola pública estadual Centro de Ensino Deborah Correia Lima, localizada na cidade de São Bernardo/MA, e analisar através do diálogo com os alunos, se tais discussões estão sendo realizadas dentro do ambiente escolar. A referida investigação se valeu de um estudo qualitativo, realizado através das respostas obtidas por meio das entrevistas semiestruturadas (May, 2014) com os (as) alunos (as) da rede estadual Centro de Ensino Deborah Correia Lima de São Bernardo/MA. Incialmente, discutiu-se sobre os conceitos de Gênero e Sexualidade através das bibliografias pesquisadas (Louro, 1997; Foucault, 2001; Butler, 2011; Hall, 2006; Carvalho, Junqueira e Andrade, 2009). A partir das propostas aqui elencadas para a construção desse trabalho, foi possível perceber vários aspectos importantes, como por exemplo, o papel dos professores e suas contribuições em sala de aula para o enriquecimento acerca das temáticas. Vimos também através da análise das respostas dadas pelos alunos, que o ensino relacionado às questões de gênero e sexualidade dentro da escola ainda se apresenta com bastante dificuldade, e isso se é atrelado a uma série de motivos, dentre eles a falta de conhecimento acerca das temáticas e a falta de conhecimento sobre a legislação educacional brasileira. Com isso, buscou-se ao longo da construção desse trabalho, apresentar a preocupação e a urgência em implementar assuntos relacionados a questão de Gênero e Sexualidade dentro do espaço escolar, bem como a necessidade de esclarecer o que esses termos representam na sociedade, e como devemos atuar como cidadãos praticantes do respeito às identidades sexuais e de gênero.
Descrição: ABSTRACT: This article aims to understand how the themes of Gender and Sexuality are being worked on at the state public school Centro de Ensino Deborah Correia Lima, located in the city of São Bernardo/MA, and to analyze, through dialogue with students, whether such discussions are being carried out within the school environment. This investigation was based on a qualitative study, carried out through responses obtained through semi-structured interviews (May, 2014) with students from the state network Centro de Ensino Deborah Correia Lima in São Bernardo/MA. Initially, the concepts of Gender and Sexuality were discussed through the bibliographies researched (Louro, 1997; Foucault, 2001; Butler, 2011; Hall, 2006; Carvalho, Junqueira and Andrade, 2009). Based on the proposals listed here for the construction of this work, it was possible to perceive several important aspects, such as, for example, the role of teachers and their contributions in the classroom to enrich the topics. We also saw, through the analysis of the answers given by the students, that teaching related to gender and sexuality issues within the school still presents itself with considerable difficulty, and this is linked to a series of reasons, among them the lack of knowledge about the themes and the lack of knowledge about Brazilian educational legislation. With this, throughout the construction of this work, we sought to present the concern and urgency in implementing issues related to the issue of Gender and Sexuality within the school space, as well as the need to clarify what these terms represent in society, and how We must act as citizens who respect sexual and gender identities.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7470
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo.

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