Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7472
Título: A criação de um repertório musical a ser desenvolvido na educação básica envolvendo o estudo do violão no ensino fundamental – anos finais
Título(s) alternativo(s): The creation of a musical repertoire to be developed in basic education involves the study of the guitar in elementary school – final years
Autor(es): SOUZA, Aline Oliveira de
Palavras-chave: ensino de música;
estudo do violão;
ensino fundamental;
anos finais.
music teaching;
guitar study;
elementary school;
final years.
Data do documento: 8-Jan-2024
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Resumo: Este artigo apresenta um repertório musical a ser desenvolvido na disciplina Música no – Ensino Fundamental – Anos Finais, envolvendo o estudo do violão. O artigo sinaliza as orientações norteadoras do ensino de música focado no Ensino Fundamental – Anos Finais, aborda pesquisas sobre o ensino de música com violão no contexto escolar, descreve as possibilidades de envolvimento do instrumento violão no ensino de música e cria um repertório musical contextualizado. A justificativa pelo tema reflete a aproximação da autora como futura educadora musical e violonista. A questão-problema responde: “Como criar um repertório musical a ser trabalhado no Ensino Fundamental - Anos Finais da Educação Básica que atenda às necessidades da disciplina Música?” A metodologia de pesquisa refere-se a uma abordagem qualitativa, com base na pesquisa bibliográfica quanto ao procedimento. Sua fundamentação teórica apoia-se em documentos de implantação e implementação da educação e do ensino de música, bem como em artigos de autores que abordam o ensino do violão no contexto escolar. Durante o processo, foram apresentados os caminhos do ensino de música conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o perfil do violão e seu ensino na etapa escolar. Ao final, foi criado um repertório musical aberto, contendo 12 músicas de autores maranhenses, brasileiros e estrangeiros. Além disso, foram indicadas diversas atividades educacionais a serem desenvolvidas de acordo com a Unidade Temática Música e seus cinco Objetos de Conhecimento, conforme a BNCC.
Descrição: Abstract: This article presents a musical repertoire to be developed in the Music discipline in – Elementary School – Final Years, involving the study of the guitar. The article highlights the guiding guidelines for music teaching focused on Elementary School – Final Years, addresses research on teaching music with guitar in the school context, describes the possibilities of involving the guitar instrument in music teaching and creating a repertoire contextualized music. The justification for the theme reflects the author's approach as a future music educator and guitarist. The problem question answers: “How to create a repertoire musical to be worked on in Elementary School - Final Years of Basic Education that meets to the needs of the Music discipline?” Research methodology refers to an approach qualitative, based on bibliographical research regarding the procedure. Its rationale theory is supported by documents on the implementation and implementation of education and teaching music, as well as in articles by authors who address guitar teaching in the school context. During the process, the paths for teaching music were presented according to the Base National Common Curricular (BNCC) and the profile of the guitar and its teaching at the school stage. To the In the end, an open musical repertoire was created, containing 12 songs by authors from Maranhão, Brazilians and foreigners. In addition, several educational activities were indicated to be developed according to the Thematic Unit Music and its five Objects of Knowledge, according to BNCC.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7472
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Música do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALINEOLIVEIRADESOUZA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso421,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.