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http://hdl.handle.net/123456789/7474
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | OLIVEIRA, Jales Carvalho de | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-17T18:41:08Z | - |
dc.date.available | 2024-04-17T18:41:08Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/7474 | - |
dc.description | ABSTRACT The present Conclusion Paper focuses on particular ways of transmitting musical knowledge in the context of Capoeira Angola, more specifically, the musicality of Patinho Master 's capoeira (1953 - 2017), in São Luís - Maranhão (MA), between October 2016 to September 2018. In order to do so, it seeks to describe the experiences of the Master and his group of students and disciples, analyzing the events and practices experienced, as well as filing in the Master’s own notebook with compilations of his foundations, group reports, semi-structured interviews, notes in field notebook, participant observation and related works. The analysis is based on ethnomusicology (SEEGER, 2008; QUEIROZ, 2011) in a decolonial theoretical perspective (MIGNOLO, 2003; 2007) and holistic (CAPRA, 1982). This entails understanding the historical and social context of capoeira, characteristics and elements of Capoeira Angola in Maranhão, trajectories and legacy of Mestre Patinho from the capoeira perspective in São Luís. The study identifies that the musicality practices used by Mestre Patinho are permeated by meanings given by other bodily practices, philosophical, cosmogonies, religiosities, family dynamics, social, resistance and other, which feed back. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO O presente Trabalho de Conclusão de Curso focaliza maneiras particulares de transmissão de saberes musicais no contexto da Capoeira Angola, mais especificamente, a musicalidade da capoeiragem de Mestre Patinho (1953 – 2017), em São Luís – Maranhão (MA), entre outubro de 2016 a setembro de 2018. Para tanto, procura-se descrever as experiências do Mestre e do seu grupo de alunos e discípulos, analisando os eventos e práticas experimentadas, bem como anotações em diário do próprio Mestre com compilações de seus fundamentos, relatos do grupo, entrevistas semi-estruturadas, anotações em diários de campo, observação participante e obras relacionadas. A análise apoia-se na etnomusicologia (SEEGER, 2008; QUEIROZ, 2011) numa perspectiva teórica decolonial (MIGNOLO, 2003; 2007) e holística (CAPRA, 1982). Isso passa pela compreensão do contexto histórico e social da capoeira, características e elementos da capoeira Angola no Maranhão, trajetórias e legado de Mestre Patinho na perspectiva dos capoeiras em São Luís. O estudo identifica que as práticas de musicalidade usadas por Mestre Patinho são permeadas por significações dadas por outras práticas corporais, filosóficas, cosmogonias, religiosidades, dinâmicas familiares, sociais, de resistências e outras, que se retroalimentam. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | capoeira; | pt_BR |
dc.subject | musicalidade; | pt_BR |
dc.subject | decolonialismo. | pt_BR |
dc.subject | capoeira; | pt_BR |
dc.subject | musicality; | pt_BR |
dc.subject | decolonialism. | pt_BR |
dc.title | “O novo no velho sem molestar raizes”: a musicalidade da capoeira de mestre patinho e suas práticas de transmissão | pt_BR |
dc.title.alternative | “The new in the old without disturbing roots”: the musicality of Mestre Patinho’s capoeira and its transmission practices | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Música do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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JalesCarvalhodeOliveira.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 3,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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